Bloco que toca Tim Maia e Jorge Ben retoma seu posto de estrela do meio da semana
O retorno de duas tradições marca o desfile do Chama o Síndico nesta quarta-feira (15/02). Uma é o próprio dia: há 10 anos, o bloco que mistura os repertórios de Jorge Ben Jor e Tim Maia arrasta milhares de foliões exatamente no meio da última semana antes do carnaval. Isso havia mudado nas duas últimas festas, quando a agremiação passou a desfilar no domingo. Outra tradição revisitada é a rota do cortejo, que volta a percorrer a Avenida Afonso Pena em direção à Praça Sete, margeando o Parque Municipal. O Chama o Síndico fez a maioria de seus desfiles neste mesmo trecho, inclusos aí os primeiros, quando o carnaval de rua em BH ainda florescia e cada edição surpreendia pelo crescente público.
O bloco testou novos espaços ao tocar na Pampulha e no Floresta em 2019 e 2020, mas para seu décimo carnaval fez questão de um “retorno às origens”, como menciona o texto de apresentação do desfile. Como um dos blocos pioneiros na retomada do carnaval de rua em BH, o Síndico tem um papel importante na consolidação da festa. Na década passada, seus desfiles memoráveis levaram multidões ao hipercentro da capital e as imagens de uma Afonso Pena lotada indicavam a dimensão que o carnaval começava a tomar na cidade.
Agora, para o bloco, é hora de celebrar os 10 anos e manter o olhar adiante. “O futuro é ancestral e por isso convocamos a nação sindical a ocupar as ruas com respeito, amor e muita diversidade. É flor, é cor, é o branco da paz e também o multicolorido, o brilho, o led, o globo prateado. Toda luz é pra brilhar! Chama na união, chama na reconstrução”, convoca a mensagem do Síndico. O desfile está marcado para as 19h30 na programação oficial da PBH, mas a equipe do bloco convida para a concentração a partir de 17h30.
Chama o Síndico
Quarta-feira (15/02) às 17h30 | Concentração: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro | Dispersão: Av. Afonso Pena, 705 – Centro