Centro Cultural Urucuia - Urucuia
Rua W3, 500 Pongelupe - Belo Horizonte/MG
Dia 08/06/2024
Sáb | 16:00 - 16:50
De nariz vermelho, cabelos arrepiados e com um sorriso fácil no rosto, a palhaça Brigite Guardô ensina à criançada lições importantes sobre união e amizade em ‘Alegria Não Se Encaixa’, espetáculo que chega neste sábado (8 de junho), às 16h, ao Centro Cultural Urucuia (Rua W-3, 500 – Pongelupe), no Barreiro.
Interpretada há mais de uma década pela atriz, escritora, psicóloga e psicopedagoga Lilian Amaral, a protagonista entra em cena na missão de recuperar sua bolsinha encantada, onde estão guardadas as chaves mágicas da alegria. O objeto, roubado pelo antagonista Mico, é a única saída para salvar o mundo de uma pandemia de mau humor.
A montagem brinca com a plateia o tempo todo, conduzindo o público infantil para dentro da história e fazendo os pequenos espectadores cúmplices de Brigite na missão de resgate da alegria. “Estou feliz e animada, certa de que voltarei dessa temporada com a bolsinha cheia de novas histórias e bons amigos”, adianta Lilian sobre a apresentação.
O espetáculo é uma adaptação cênica do livro ‘Brigite Bardô em Alegria Não Se Encaixa’ (2021), escrito e publicado por Lilian Amaral durante a pandemia que paralisou o mundo. Para ela, o texto e a peça funcionam como uma celebração à possibilidade do reencontro, uma meta que parecia distante naqueles dias de distanciamento social.
“O texto nasce no período da pandemia, quando estávamos fisicamente distantes e a alegria tinha que fazer uma força maior para prevalecer. É uma história sobre essa força que encontramos nas amizades, no fazer coletivo e na leveza de um olhar que a gente tem na infância, mas que muitas vezes se perde em meio à vida adulta e nas tentativas de nos encaixar naquilo que nos dizem que é o esperado”, explica a atriz.
A sessão no Barreiro tem entrada gratuita, sem retirada prévia de ingressos, com classificação livre. Antes do espetáculo, das 9h30 às 12h30, Lilian oferece no mesmo Centro Cultural Urucuia a oficina ‘Jogos Teatrais Para Todos’, também com participação gratuita.
A artista conduz as crianças por jogos e brincadeiras comumente usadas na preparação teatral, que trabalham o corpo em habilidades como improviso, memória e musicalidade, ao mesmo tempo em que ensinam valores como empatia e senso de coletividade.