Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Av. Afonso Pena, 1377 Centro - Belo Horizonte/MG
Dia 29/06/2024
Sáb | 08:00 - 12:00
Em celebração ao Dia do Rio das Velhas, em uma mobilização em favor das águas, no sábado (29 de junho), uma cicloexpedição irá percorrer o Ribeirão Arrudas, afluente do rio, do Barreiro ao Centro de Belo Horizonte. Com 19 km de extensão, o trajeto vai conduzir ciclistas pelos rios visíveis e invisíveis da capital mineira, em trechos retos e de descida, e terá duração estimada de 2h.
Com concentração a partir das 8h, a partida acontece às 9h no Parque Ecológico Roberto Burle Marx/Parque das Águas (Av. Ximango, 809 – Barreiro). Pela rota, o grupo seguirá em grande parte o caminho do Ribeirão Arrudas até chegar, por volta das 11h, ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 – Centro).
Uma parte expressiva do trajeto será feita em ciclovia ou ciclofaixa. Além disso, batedores de carro para o comboio e líderes de bicicleta estarão presentes para auxiliar o grupo, especialmente em esquinas e trechos mais movimentados. É recomendado que participantes usem protetor solar, roupas leves, equipamento de proteção e se hidratem ao decorrer do caminho.
Os ciclistas serão recepcionados no Parque Municipal com uma programação que inclui alimentação, distribuição de materiais educativos sobre a Bacia do Rio das Velhas, palco aberto com apresentações musicais, poéticas e teatrais, exposição educativa e Cine Velhas, com a exibição de vídeos com a temática socioambiental.
A partir das 9h30, o cantor, compositor e educador ambiental, Mestre Amâncio, subirá ao palco. Já às 11h30 será a vez do ensaio aberto do bloco carnavalesco Toca Raul Agremiação Psicodélica, com a apresentação ‘Buliram muito com o planeta’.
O evento contará ainda com um piquenique e degustação promocional da cerveja Uaimií, nome indígena ligado ao Rio das Velhas e com rótulos inspirados na história e personagens da bacia hidrográfica.
A Cicloexpedição é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) em parceria com movimentos ligados às águas e mobilidade urbana, ambientalistas, urbanistas e bicicleteiros. O objetivo é promover a conscientização em torno dos principais impactos ambientais sofridos pelo rio e as ameaças da emergência climática sobre as águas.
Segundo a organização do evento, a Cicloexpedição irá convidar os participantes a conhecerem o território como primeiro passo para a recuperação das águas na cidade. De forma investigativa, o grupo irá percorrer cursos d’água, interagir com a água em locais limpos e lamentar a poluição em outros, vivenciando a natureza urbana.