Cinema

Riachão é tema de filme com entrada gratuita em mostra dedicada ao samba

Cine Santa Tereza

R. Estrela do Sul, 89 Santa Tereza - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

Dia 06/02/2024

Ter | 19:00 - 20:30


Créditos da imagem: Divulgação
Autor de canções atemporais e influência entre gerações na Bahia, artista inspira o documentário 'Samba Riachão'
compartilhe

Autor de composições atemporais do samba como ‘Cada Macaco no Seu Galho’ e ‘Vá Morar com o Diabo’, o artista baiano Riachão (1921-2020) tem sua trajetória narrada em sessão de cinema gratuita nesta terça-feira (6 de fevereiro), às 19h, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). O longa-metragem ‘Samba Riachão’ (2001), documentário de Jorge Alfredo, ganha exibição pela mostra ‘Especial Curta o Samba’, composta por filmes que relembram alguns dos artistas mais importantes ligados ao gênero musical.

Entrada gratuita

A produção retrata a importância do samba no cotidiano do brasileiro a partir da história do sambista, contada em depoimentos dele próprio e de personalidades como  Dorival Caymmi, Tom Zé, Caetano Veloso e Gilberto Gil. A entrada é gratuita, com ingressos já disponíveis no Sympla – ou diretamente na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão.

Ícone do samba

Um dos músicos mais ilustres e influentes da velha guarda de Salvador, Riachão nasceu Clementino Rodrigues e ficou conhecido por composições que retratavam cenas inusitadas no cotidiano da capital baiana. Foi estrela do rádio com composições marcadas pela irreverência, além de ter participado de filmes como ‘Os Pastores da Noite’ (1972), baseado em obra de Jorge Amado.

‘Samba Riachão’ 
Jorge Alfredo, Brasil, 2001, 86 min
Terça-feira (6/2), às 19h, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
Ingressos gratuitos disponíveis antecipadamente pelo Sympla ou diretamente na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão
Confira a programação completa da mostra no site oficial do cinema
Mais informações: (31) 3277-4699