Listas

Gratuito em BH: lista de atrações do fim de semana inclui mostra de arte urbana

Seleção com entrada franca traz ainda shows de rock e blues, aula de dança e oficina de HQ


Créditos da imagem: Valiant Pictures/Divulgação
'Street Heroines': documentário sobre presença feminina nas cenas do grafite pelo mundo integra seleção de filmes no Sesc Palladium

Redação Sou BH

|
16/08/24 às 22:54
compartilhe

Neste sábado e domingo (17 e 18 de agosto), a agenda de eventos com entrada gratuita em Belo Horizonte oferece uma variedade de atrações culturais que inclui gastronomia, música ao vivo e criação em artes visuais. A lista vai do Festival de Camarão na Praça da Assembleia, com show de blues, ao encontro de motociclistas no Concórdia, que vai reunir bandas de rock.

Amantes do gênero podem curtir ainda o festival Rock, Cabelo e Bigode, enquanto a Mostra Artes nas Cidades e a oficina de criação de quadrinhos na Casa Fiat de Cultura oferecem oportunidades para explorar a arte urbana e narrativa visual. Confira as atrações com entrada franca em BH neste fim de semana:

Sábado (17)

10h às 18h – Festival de Camarão na Praça da Assembleia (Praça Carlos Chagas – Santo Agostinho), com shows de Dom Preto e Banda (12h30) e Wild Mary (15h30). Ingressos gratuitos pela internet (veja mais). 

10h às 22h – O Dragões de Minas Moto Clube celebra seu terceiro aniversário, em festa conjunta com o Skorpions do Asfalto Moto Clube. O evento na Praça México (Concórdia) contará com shows das bandas Skorpions, D’Volvers, Country Land e Mamonas Replay. Haverá uma área reservada para as crianças. Para participar, é preciso retirar o ingresso pela internet e levar a doação de 1 quilo de alimento não-perecível.

14h às 20h – O evento ‘Rock, Cabelo e Bigode’ reúne shows das bandas Hell Cats, The Rock e Rock Balboa em frente à Barbearia Dom Maia (Av. General Olímpio Mourão Filho, 301 – Planalto). A tarde promete muito rock’n roll, chopp artesanal e petiscos. O ingresso gratuito está disponível no Sympla e dá direito a desconto em cortes de cabelo ou barba.

17h30 às 19h – A Praça da Liberdade (Savassi) recebe uma aula de dança ao ar livre. A professora Cynthia, do projeto @napracabh, conduz a atividade com passos simples, para que todos possam participar, independentemente de idade ou experiência. Além da aula, haverá a prática de uma coreografia para a canção ‘Fría’, de Enrique Iglesias. A aula dura 1h30min e é aberta a todos.

19h – No Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420 – Centro), a Mostra Artes nas Cidades reúne uma seleção diversificada de curtas-metragens que exploram temas como vida urbana, arte de rua e grafite. Com uma programação que inclui filmes como ‘Estilo Livre – Graffiti por Elas’, ‘O Pico’ e ‘Trabalhadores na Estação’, a mostra oferece uma reflexão sobre a ocupação do espaço público e a evolução da arte urbana. Após a sessão, os curadores Matheus Doninha e Gabriel Fontes de Sousa estarão presentes para um bate-papo exclusivo. Ingressos gratuitos pelo Sympla ou na bilheteria 30 minutos antes da sessão.

Domingo (18)

10h30 a 12h30 – Oficina de Criação de Quadrinhos com o ilustrador e quadrinista Fabiano Azevedo, que ensinará os fundamentos básicos de roteiro e técnicas de ilustração para criar sua própria HQ de 2 a 3 páginas. Voltada para iniciantes, a atividade abrange desde a construção de personagens até a composição de página. A oficina acontece no jardim da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários), com ingressos gratuitos pela internet.

15h – A Mostra ‘Mulheres na Arte Urbana’, no Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420 – Centro), apresenta filmes que destacam a participação feminina no graffiti e na arte de rua, evidenciando as barreiras quebradas por mulheres ao longo de suas trajetórias artísticas. Os documentários ‘Estamxs Vivxs’ e ‘Lady Brown’ mostram a criação de murais por Kelly Reis e Lady Brown, enquanto ‘Estilo Livre – Graffiti por Elas’ explora a representatividade feminina na cena paulistana. A sessão também apresenta o premiado longa ‘Street Heroines’, que celebra a coragem e criatividade de três artistas latinas na arte de rua. Ingressos já estão no Sympla e ficam disponíveis na bilheteria do local, meia hora antes da sessão.