Variedades

Cruzeiro: como surgiu o escudo do clube e que mudanças teve ao longo da história

Nascido Palestra Itália, time foi obrigado a mudar de cores e nome após a 2ª Guerra


Créditos da imagem: Cruzeiro Esporte Clube/Divulgação
Escudo do Cruzeiro, atualizado em 2021, tem azul correspondente ao Padrão Pantone 286

Pedro Grossi

|
07/08/24 às 13:07
compartilhe

Fundado pela colônia italiana de Belo Horizonte em 2 de janeiro de 1921, o Cruzeiro, então chamado Società Sportiva Palestra Itália, usava no uniforme as cores da bandeira da Itália. A camisa verde, com o escudo verde e vermelho em formato de losango, e no centro, as letras sobrepostas PI (Palestra Itália) e, a partir de 1927, SSPI (Società Sportilva Palestra Itália). Com essas cores, a equipe foi tricampeã mineira, em 1928, 1929 e 1930, se consolidando, ao lado do Atlético-MG do América-MG, como uma das principais equipes de futebol da capital. 

2ª Guerra e a mudança de nome

Em 30 de janeiro de 1942, em função da Segunda Guerra Mundial, um decreto-lei editado pelo presidente Getúlio Vargas estabeleceu a nacionalização dos nomes, e o então Palestra Itália passou a se chamar Palestra Mineiro. Mas a partir de 21 de setembro de 1942, com a declaração de guerra do Brasil aos países do eixo (Alemanha, Itália e Japão) foi preciso mudar o nome mais uma vez, apagando qualquer referência a nações inimigas. Oito dias após a declaração de guerra, o então presidente do clube Cyro Poni adotou o nome Ypiranga Esporte Clube, mas uma derrota para o rival Atlético-MG, por 2 a 1, no mês seguinte, decretou o fim do Ypiranga.

Surgimento do Cruzeiro Esporte Clube

O nome Cruzeiro Esporte Clube surgiu de uma ideia do então presidente do Conselho, Oswaldo Pinto Coelho, em homenagem à constelação do Cruzeiro do Sul, e foi aprovado por unanimidade. O primeiro jogo com o novo nome foi uma vitória de 1 a 0 contra o América (gol de Ismael), ainda em 1942, mas a clássica camisa azul, com as cinco estrelas dentro de um círculo só foi usada pela primeira vez no início de 1943, em uma partida amistosa contra o São Cristóvão, do Rio. 

Desde então, o escudo do Cruzeiro passou por pequenas mudanças. A primeira, em 1959, mudou a posição da estrela menor, no centro do cruzeiro, que passou a ficar posicionada do lado esquerdo. Foi também a primeira vez que as estrelas apareceram soltas no uniforme. No escudo, o nome Cruzeiro E.C, passou a ser escrito por extenso: Cruzeiro Esporte Clube. Em 1961, além de uma pequena mudança na posição das estrelas, foi incluído o ‘Belo Horizonte’, para que a equipe pudesse participar da Taça Brasil. Em 1996, o nome Belo Horizonte foi retirado do escudo e a fonte ganhou letras mais modernas. 

A Tríplice Coroa

Em 2003, ano da inesquecível tríplice coroa, em que o time ganhou o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, o escudo ganhou a coroa em cima do círculo com as cinco estrelas. Em 2015, houve pequenas alterações no desenho da coroa e na tonalidade de azul. A última mudança aconteceu em 2021, para atender determinações do estatuto do clube: “a cor oficial do Cruzeiro Esporte Clube é azul correspondente ao Padrão Pantone 286 CVC” e “o escudo do Cruzeiro Esporte Clube será constituído da constelação do Cruzeiro do Sul, dentro de uma circunferência azul, com as estrelas brancas, tendo em toda sua volta uma circunferência branca com os dizeres Cruzeiro Esporte Clube, no mesmo azul”. 

Camisa azul com as cinco estrelas foi usada pela primeira vez em 1943