Voltadas para o público infanto-juvenil, as animações têm até cinco minutos de duração
Belo Horizonte vai receber a 1ª Mostra Cílio, um projeto que exibe dez animações, de cinco estados brasileiros, em seis locais distintos da capital. Totalmente gratuita, a abertura da mostra acontece no sábado (3 de agosto), a partir das 16h, no Cine Santa Tereza. Já o encerramento está marcado para o sábado (17 de agosto), às 15h, no Centro Cultural Padre Eustáquio.
Veja também: Após 11 anos, parque de diversões Play City retorna a BH
Voltados para o público em geral, sobretudo infância e juventude, os curtas têm até cinco minutos e são assinados por artistas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná. Ana Cristina Coutinho, coordenadora do projeto, ressalta que não há restrição de idade. “Pelo contrário. Qualquer idade pode se deleitar com a programação. É um programa para toda família”, garante.
Dentre as animações mineiras, o público confere, por exemplo, ‘Penca no Parque’ (Bruno de Souza), sobre um adorável mico-estrela que vive no Parque Municipal de BH. Ou, ainda, ‘Caracol’ (Jackson Abacatu e Rodrigo Simões), que conta a história de um caracol que busca sua casa e encontra duas crianças com ideias criativas para usá-lo.
Leia mais: Praça da Liberdade: confira 4 exposições para levar as crianças durante passeio
A cada sessão, o público assiste às animações da mostra competitiva e, ao final, escolhe qual gostou mais. No encerramento do projeto, que acontece no sábado (dia 17 de agosto), será divulgado o vencedor da categoria Escolha do Público, e o diretor ou diretora da animação será premiado com R$ 8000 para realização de um novo videoclipe.