Para atender à crescente demanda por experiências religiosas autênticas, estado oferece 11 roteiros temáticos
O turismo religioso se consolida como um dos pilares da economia mineira, movimentando cerca de R$ 5 bilhões por ano, segundo dados do Observatório de Turismo de Minas Gerais. O estado, conhecido por sua rica história e tradição religiosa, atrai milhares de fiéis em busca de experiências espirituais e culturais.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 36% dos turistas que visitam Minas Gerais têm como principal interesse conhecer locais e eventos religiosos. O estado se destaca como um dos principais destinos do segmento no país, superando em 15 vezes a média nacional de crescimento do turismo em fevereiro deste ano.
Para atender à crescente demanda por experiências religiosas autênticas, Minas Gerais oferece diversas rotas temáticas. Atualmente, 11 roteiros estão cadastrados no estado, abrangendo diferentes regiões e crenças. Entre os destaques estão:
O turismo religioso gera diversos benefícios para as comunidades locais, impulsionando a economia, criando empregos e promovendo o desenvolvimento social. Em 2023, o Ore Comigo Music Festival, por exemplo, gerou cerca de 1.000 postos de trabalho diretos e arrecadou mais de 16 toneladas de alimentos não perecíveis para doação. Neste ano, o festival acontece no dia 22 de junho no Mineirão.