Apesar da magnitude dos tremores, os danos registrados foram mínimos
Dois terremotos atingiram a cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, na manhã desta terça-feira (18), em um intervalo de apenas 11 minutos. O primeiro tremor, registrado às 10h08, teve magnitude 4,1, enquanto o segundo, às 10h19, atingiu magnitude 3,3. Os dados são do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
Apesar da magnitude dos tremores, os danos registrados foram mínimos. A Defesa Civil de Frutal contabilizou apenas uma ocorrência: uma casa apresentou trincas após o tremor. Segundo a Prefeitura Municipal, não houve feridos.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), terremotos de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. “Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre”, explica a entidade.
Frutal, especificamente, já registrou 22 pequenos tremores desde 2015. O tremor de magnitude 4,1 desta terça-feira foi o mais forte já registrado na cidade nesse período. Desde 2023, a região tem apresentado um aumento na frequência de tremores, todos com magnitude inferior a três, conforme dados da RSBR.
Embora terremotos de baixa magnitude sejam menos propensos a causar grandes danos, é importante estar atento às medidas de segurança em caso de tremores de terra. A RSBR recomenda: