Gratuito em BH: fim de semana tem shows, exposições, festas juninas e até performance-instalação com entrada franca na capital
Clássico do cinema nacional com trilha sonora tocada ao vivo está entre atrações
Créditos da imagem: João Algarve/Divulgação
Documentário 'Uýra: A Retomada da Floresta' é uma das atrações culturais com entrada gratuita neste fim de semana em BH
Redação Sou BH
|
14/06/24 às 12:06
compartilhe
Além das festas juninas que seguem ocupando espaços públicos da capital mineira, a programação gratuita do fim de semana em BH inclui show da cantora Coral, sessão de um clássico do cinema brasileiro com trilha sonora executada ao vivo e um concerto especial na Igreja São José, pelo Festival Internacional de Corais.
O público ainda é convidado a conhecer o trabalho de uma artista trans mergulhada no coração da Amazônia pelo documentário ‘Uýra’, além de ser provocado a criar coletivamente uma obra em performance-instalação no BDMG Cultural. Confira a programação de eventos culturais gratuitos neste sábado e domingo (15 e 16 de junho) em BH:
Sábado (15 de junho)
9h às 17h – A exposição ‘Tudo é Rio’, da artista visual Massuelen Cristina, reúne bordados, pintura, fotografia e instalação em exibição no Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação, 600 – Centro). Entrada gratuita, liberada até as 16h30.
11h – Abertura da exposição ‘Aflorar: Da Rua Pra Casa’, que reúne obras de 8 artistas visuais selecionadas para a residência Escritoras Urbanas. A mostra fica em cartaz até 16 de julho no Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio). O evento de abertura tem shows de Laura Sette e do grupo de rap Noroeste Side. Sem retirada de ingressos.
14h às 20h – Arraiá do Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários), uma festa junina que também comemora o aniversário de 313 anos da regional. Show da banda Furo de Taboca – Forró Pifado e apresentações das quadrilhas Estrela Matutina, Arraial du Tadeu e Traços de União, além de grupos de dança convidados. Sem retirada de ingressos.
14h às 18h – Mistura de performance e instalação, ‘Digestão’ é obra transdisciplinar do duo de artistas Ambuá e Izabella Coelho. Coletivamente, o público é convidado a debulhar, costurar, cozinhar e comer um cordão de milhos, que será disposto na Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes). Sem inscrição e sem retirada de ingressos, livre para todas as idades.
Performance-instalação ‘Digestão’ integra programação da exposição ‘Teimosia Vegetal’, de Ambuá e Izabella Coelho
16h – A cantora e compositora Coral apresenta um show acústico e intimista, para mergulhar em uma revisita às canções autorais que ela produziu nos últimos anos. A performance inclui faixas dos EPs ‘Carne’ (2021) e ‘Os Loucos Anos XX’ (2022), além de singles mais recentes como ‘Boca’, com o Radio Exodus, e ‘Serra’, com Fernanda Takai. Retirada de ingressos uma hora antes do show (veja mais).
19h – Clássico do cinema brasileiro, o longa-metragem mudo ‘Limite’ (1930) de Mário Peixoto ganha exibição com trilha sonora executada ao vivo por Daniel Nunes. Apontada como um dos mais importantes filmes nacionais, a obra é acompanhada por criações autorais do músico, que recorre a instrumentos como guitarra, piano, sintetizadores e drum machines. Sessão com audiodescrição e closed caption, ou legenda descritiva. Sem retirada de ingressos.
Domingo (16 de junho)
11h – O projeto Concertos Dominicais apresenta a Orquestra de Flautas Sonoro Despertar, que toca no Museu de Ciências Naturais PUC Minas (Av. Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico). Além de conferir a performance do corpo artístico, que acaba de completar 25 anos, o público poderá visitar o museu após o concerto. Gratuito e sem retirada prévia de ingressos.
11h30 – A 23ª edição do Festival Internacional de Corais leva uma apresentação musical ao coração de Belo Horizonte, na Igreja São José (Rua dos Tupis, 164 – Centro). Realizado logo após a missa no santuário, o concerto reúne talentos do Coral Minas Tênis e do Coral Canto & Vida. A música tema do festival neste ano é ‘Cantos Gerais’, composição de Leo Cunha e Murilo Antunes.
15h – O documentário ‘Uýra: A Retomada da Floresta’ (2022) faz sessão gratuita pela mostra Cine Sesc LGBTQIAPN+, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta usando arte performática e mensagens ancestrais para ensinar jovens indígenas e enfrentar o racismo estrutural e a transfobia no Brasil. Classificação: 12 anos. Ingressos gratuitos neste link ou na bilheteria do Sesc Palladium, uma hora antes da sessão.
Sábado e domingo
11h às 20h – Arraial do CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários), uma festa junina com barracas de comidas e bebidas típicas, brincadeiras tradicionais da estação e shows na área externa do centro cultural. No sábado apresentam-se A Incrível Quadrilha de um Homem Só (14h), DJ Leandrinho (15h), aula de forró com Vito do Forró (16h), Quadrilha Feijão Queimado (17h) e Banda Pisa Na Fulô (18h). No domingo é a vez de Arrasta Pezinho (13h), teatro de bonecos (15h30) e Quadrilha Casa do Chapéu (17h), além do Trio Gandaiêra (18h). Ingressos gratuitos neste link ou na bilheteria do CCBB. Classificação: livre.