Música instrumental, dança na praça e a fascinante Festa da Luz ocupam capital
As apresentações solo do Prêmio BDMG Instrumental e a programação intensa de video mapping e shows na Festa da Luz estão entre os eventos mais esperados para este fim de semana em BH. Outras atrações com entrada gratuita na capital mineira incluem filmes baseados em quadrinhos, que ganham sessões pelo FIQ, além de festa gastronômica dedicada à cultura argentina e um piquenique para famílias que vai ocupar um parque na Região Nordeste. A cidade recebe ainda a primeira edição da Parada Negra LGBT+. Confira o que fazer em BH de graça neste fim de semana:
18h – DJs Kingdom e Pedro HBS comandam o som no Sula (Rua da Bahia, 720), com entrada pela escadaria em frente ao Viaduto Santa Tereza. A noite integra programação da Festa da Luz em BH (veja mais).
• Veja também: agenda do fim de semana em BH com shows, teatro e eventos
19h – O tradicional Duelo de MCs volta a ocupar a parte de baixo do Viaduto Santa Tereza, em ação que também faz parte da escalação de atrações pela Festa da Luz (veja mais).
19h – ‘Pele’, documentário de Marcos Pimentel, reflete sobre relação entre habitantes das grandes cidades e as pichações, grafites ou símbolos que ocupam suas paredes e espaços públicos. No Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro), com ingressos gratuitos disponíveis no Sympla.
Vencedora do Prêmio Flávio Henrique, Patrícia Ahmaral é uma das atrações escaladas para o Prêmio BDMG Instrumental
20h – Em sua primeira noite, o 23º Prêmio BDMG Instrumental traz apresentações de Wallace Gomes (violão), Felipe Rossi (clarinete e clarone), Tio Delson (guitarra), Marcos Ruffato (violão), Raíssa Anastásia (flauta tranversal) e Ítalo Fernando (piano e teclado). No Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia), sem retirada prévia de ingressos.
11h – Festa Gastronômica Argentina ocupa a Praça Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade, com pratos típicos, vinhos, fernet e outras iguarias do país vizinho. Show de tango com Navir Salas Morales. DJ Valderrama comanda o som do evento, que vai até as 19h. Ingressos disponíveis no Sympla.
11h – A jornalista e autora Deborah Couto lança o livro ‘Quase Todas Sobrevivemos às Mães’ na Livraria Jenipapo (Rua Fernandes Tourinho, 241 – Savassi).
14h – BH recebe a primeira Parada Negra LGBT+, um movimento político e cultural que articula pautas do movimento negro e da comunidade LGBTQIA+. O tema da edição de estreia é “Do erê ao ancestral pela vida das juventudes negras”. Concentração na Praça Sete, no Centro.
15h – A (ex-Orquesta) Atípica de Lhamas faz sua Roda de Cumbia no Juramento 202 (Rua Juramento, 202 – Pompéia). Sessão informal, descontraía e ao ar livre de ritmos latinos e caribenhos, com destaque para o gênero colombiano do título.
16h30 – Baseado na obra de Ziraldo, ‘Menino Maluquinho – O Filme’ (1995) ganha sessão no Cine Santa Tereza, em programação paralela do Festival Internacional de Quadrinhos de BH (FIQ). Ingressos on-line e também na bilheteria do cinema (veja mais).
17h – O projeto Na Praça BH convida a professora Cynthia Diniz para uma sessão de dança ao ar livre, até 18h30, na Praça da Liberdade. Música disco dos anos 1970, forró, samba e salsa estão entre os gêneros musicais escalados para o evento, que pretende colocar o público para dançar à vontade. Ingressos pelo Sympla.
19h – Criações em dança, teatro e artes circenses das mais diversas naturezas formam a programação gratuita da Casa Circo Gamarra (Rua Conselheiro Rocha, 1513 – Vila Dias). O espaço celebra o encerramento do ciclo mais recente de aulas, além das residências artísticas de figurino e artes visuais. Sem retirada de ingressos.
19h às 22h – Palco Muma, na Festa da Luz, leva ao Viaduto Santa Tereza shows de Mariana Cavanellas (19h), Radio Exodus com Marina Miglio (20h) e da dupla Hot e Oreia (21h), acompanhados por VJs convidados do evento. Aberto e sem retirada de ingressos (veja mais sobre a Festa da Luz).
19h – Segunda noite do Prêmio BDMG Instrumental, com apresentações de Arthur Rezende (bateria), Rafael Pimenta (violão), Guilherme Pimenta (violino), Pablo Araújo e Bill Davison (violão e flauta), Marcelo Fonseca (violino) e Pablo Malta (bandolim). No Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia), sem retirada prévia de ingressos. Capacidade: 660 lugares.
19h – ‘Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente’ (2021) adapta a obra do cartunista Angeli e situa o personagem icônico em meio a crise criativa do próprio autor. Também pela programação do FIQ no Cine Santa Tereza (veja mais).
10h30 às 20h – A 2ª edição do Festival Cena Graffiti no Morro apresenta shows de Sara Guedes, Kainna Tawá, Nego Max, Rua Dois e Lucking Porto Verde. Discotecagens de Manelbeatz, Face 3 e Black Josie também integram a programação, além de apresentações de dança. Ingressos disponíveis no Sympla. Outra atração do festival é a Oficina Básica Introdutória de Graffiti’, com Ed Mun, que acontece às 10h30 e tem ingressos à parte neste link. No Centro Cultural Venda Nova (R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários).
11h – A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob regência do maestro José Soares, apresenta o concerto ‘O Mundo Pastoral de Beethoven’ na Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto). Ingressos antecipados estão esgotados, mas haverá distribuição de mais entradas na bilheteria do espaço a partir das 9h.
15h – A escola Quintal da Leste promove um piquenique coletivo no Parque Orlando de Carvalho Silveira (Rua Juruá, 860 – Silveira). Crianças e adultos são convidados a levar seus lanches e participar das brincadeiras e oficinas promovidas no evento. Recomenda-se levar canga para forrar o chão.
16h30 – ‘Menino Maluquinho 2’ (1998) traz uma interpretação de Fernando Meirelles para o universo de personagens memoráveis criado por Ziraldo. Entrada gratuita com ingressos on-line e também na bilheteria do Cine Santa Tereza (veja mais).
18h – O Prêmio BDMG Instrumental anuncia os 6 finalistas classificados nas duas noites anteriores de apresentações, dentre os quais serão escolhidos os quatro vencedores – cada um leva R$ 15 mil e a oportunidade de fazer shows em BH e São Paulo. A noite ainda traz entrega do Prêmio Flávio Henrique a Déa Trancoso e Regina Machado (compositoras), além de Patrícia Ahmaral (intérprete). Marcio Guelber faz pocket show antes do encerramento.
18h30 – A cantora belo-horizontina Bia Nogueira estreia o show ‘Respira – Uma Experiência Afrofuturista’ pela programação da Festa da Luz, no palco do Viaduto Santa Tereza. Obras do VJ 1mpar dialogam com o espetáculo. Sem retirada prévia de ingressos (veja mais).
19h – Baseado na obra de Fernando Sabino, o filme ‘O Menino no Espelho’ (2014) ganha sessão ao ar livre em Venda Nova (Rua Ismar Francisco da Silva, 24 – Maria Helena). A exibição do longa é uma homenagem do projeto Noite de Cinema ao cineasta mineiro Guilherme Fiúza, que faleceu no início do mês. Aberto e sem retirada de ingressos.
19h30 – O rapper cearense Don L faz show no palco da Festa da Luz, no Viaduto Santa Tereza (Centro). A apresentação é acompanhada por vídeo mapping do Estúdio Chips, de São Paulo. Na rua e sem retirada de ingressos (veja mais sobre a Festa da Luz).
20h50 – A rapper, atriz e ativista da causa indígena Katú Mirim se apresenta na Festa da Luz, sob o Viaduto Santa Tereza, em show com projeções de VJ Bah. Aberto e sem retirada de ingressos (veja mais).
‘Angola’, de João Menezes, integra acervo da exposição ‘Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira no CCBB
Exposição ‘Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira’, em cartaz no CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários). Ingressos para sábado e domingo disponíveis neste link.