Cultura

‘Sonhar com avó’: Festa da Luz volta a provocar público com letreiros neon em BH

Frases de Grace Passô e Ailton Krenak estão entre destaques da 3ª edição


Créditos da imagem: Festa da Luz/Reprodução
'Mandinga', instalação baseada em frase de Grace Passô, ocupa topo de escadaria do metrô na Rua Sapucaí até domingo (26)

Bossuet Alvim

|
24/05/24 às 13:47
compartilhe

A atriz, dramaturga e diretora mineira Grace Passô assina uma das frases em destaque entre as obras que integram a terceira edição da Festa da Luz em BH. “Hoje à noite você vai sonhar também com a sua avó”, diz o letreiro da intervenção urbana instalada ao topo da escadaria do metrô, na altura da Rua Sapucaí. 

        • Confira também: programação completa da Festa da Luz 

Batizada de ‘Mandinga’, a obra segue a ideia de frase-feitiço, um conceito elaborado por Grace para instigar sonhos e lembranças em quem se depara com o letreiro. As palavras em neon foram projetadas como uma provocação para que o público reviva memórias fortes do passado, além da intenção de despertar olhar mais atento à passagem do tempo. 

A criação de Passô foi transformada em instalação artística a partir do design de Carlos Braga, com projeto técnico da arquiteta e cenógrafa Raquel Muguet. ‘Mandinga’ estará disponível para visitação até domingo (26 de maio), das 18h à meia-noite.

Ailton Krenak e o fruir da vida

Outro letreiro que promete viralizar nesta edição da Festa da Luz é a obra ‘A Vida é uma Dança Cósmica’, que traz frase cunhada pelo filósofo, ambientalista, líder indígena, poeta e autor imortal da ABL Ailton Krenak.

A obra instalada no espaço sob o Viaduto Santa Tereza também serve como síntese do tema ‘Cidade Floresta’, pauta desta edição do evento, que propõe uma “reimaginação” da vida e do movimento na cidade inspirado pela natureza. O letreiro pode ser visto no local até domingo (26), de 18h à 00h.

A fala original do escritor foi registrada em uma palestra de 2020 e levanta pontos a se considerar sobre a dinâmica de condução da existência humana, através de reflexões como “a vida é fruição” – ou em passagem ainda mais célebre, “a vida não é para ser útil”. 

Frases anteriores foram mania em BH

As duas edições anteriores da Festa da Luz também trouxeram obras no formato de letreiro em neon, que rapidamente tornaram-se referência sobre o evento e objeto de muitos compartilhamentos e memes na internet. Na estreia da festa, em 2022, ainda vivíamos a retomada da ocupação de espaços públicos após o apice da pandemia e a frase de maior destaque foi “A vida vai ressurgir copulando só afetos”.

O pensamento assinado pela escritora e linguista mineira Conceição Evaristo foi transformado em intervenção urbana às margens da linha do metrô, também na Sapucaí, em obra assinada pelas arquitetas e iluminadoras Andréia Barbosa e Laila Gonçalves. 

No ano passado, foi a vez de “Bater a laje no céu da boca dos nossos sonhos”, um letreiro que ganhou enorme destaque com a Praça da Estação servindo como plano de fundo. A criação da poeta slammer Nívea Sabino, com título de ‘Fé no Mutirão’, provocou debates e comentários bem-humorados sobre a repercussão, inclusive da artista e do próprio evento.