Edifício estava fechado há mais de 6 anos e agora renasce como Afonso Pena 1050
Após mais de seis anos de silêncio e especulações, o edifício que uma vez serviu como um dos principais hotéis de Belo Horizonte, o Othon Palace, prepara-se para uma nova fase. O prédio, agora chamado de Afonso Pena 1050, passa por um processo de retrofit e se tornará, em breve, um empreendimento que reúne moradia, hotelaria e diversas opções de lazer e trabalho, abertas ao público.
O antigo hotel dará lugar a uma gama diversificada de opções de moradia, incluindo apartamentos de 1, 2 e 3 quartos, além de flats e unidades de hotel.
O empreendimento também contará com diversas áreas comerciais abertas ao público, como bar, café, restaurante, coworking, espaços para eventos e uma rooftop com piscina.
A Play Arquitetura, em colaboração com a Ar.Lo Arquitetos, lidera o projeto do edifício construído em 1978 por Raul de Lagos Cirne. O retrofit planejado focará na preservação da fachada icônica enquanto moderniza o interior para adaptar-se às exigências contemporâneas de uso misto.
“Um grande desafio deste projeto de retrofit foi criar uma distribuição equilibrada e atrativa de seus usos, tirando o máximo proveito do potencial dos pavimentos, tanto dos pavimentos tipo, destinados ao uso residencial e de hotelaria, como dos pavimentos diferenciados – como o terceiro, o quarto e o último – que receberão áreas comerciais, abertas ao público”, destaca Marcelo Alvarenga, da Play Arquitetura.
As obras no Afonso Pena 1050 estão previstas para começar após a conclusão dos trâmites legais e a aprovação do projeto, com a expectativa de que as transformações sejam completadas em aproximadamente 12 meses.