Cultura

Cortejo da luta antimanicomial ocupa ruas do Centro nesta sexta-feira (17)

Trem Tan Tan puxa desfile e ainda faz show dedicado à causa no sábado (18)


Créditos da imagem: Giulia Di Napoli/UFMG
Cortejo celebra movimento ligado aos direitos humanos, que luta por integração das pessoas com sofrimento mental à sociedade

Bossuet Alvim

|
14/05/24 às 16:00
compartilhe

Tradição com ares carnavalescos que se repete há 36 anos em BH, o cortejo em comemoração à luta antimanicomial está marcado para esta sexta-feira (17 de maio), com esquenta a partir das 12h30 na Praça da Liberdade. Mais uma vez, a escola de samba Liberdade Ainda Que Tan Tan assume a missão de animar a festa, dedicada a todos e todas que lutam pelos direitos das pessoas em sofrimento mental.

Profissionais da saúde, servidores, usuários e familiares de pessoas atendidas pela rede pública de saúde mental são presenças confirmadas no evento, que é aberto a toda a população. O desfile celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial – oficialmente comemorado em 18 de maio (sábado). O cortejo da luta antimanicomial começa às 13h e segue pela Avenida João Pinheiro, em seguida pega a Avenida Afonso Pena e vai até a dispersão na Praça Sete, às 17h. 

Banda do coletivo Trem Tan Tan: músicos puxam desfile na sexta-feira (17) e fazem show no Sesc Palladium no sábado (18)

Trem Tan Tan em dose dupla

A escola de samba que puxa o cortejo é um projeto do Coletivo Trem Tan Tan, formado por músicos e compositores portadores de sofrimento psíquico. O coletivo também está por trás da banda Trem Tan Tan, que em 2022 lançou o álbum ‘Trem Negreiro’ com faixas que denunciam preconceitos e discriminações enfrentadas por quem é considerado, no senso comum, “louco”. O nome do disco é uma referência aos trens de passageiros que, até a década de 1980, transportavam pacientes dos hospícios públicos espalhados por Minas, tendo como destino final o tenebroso manicômio da cidade de Barbacena.

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), a banda Trem Tan Tan apresenta ainda a versão ao vivo de ‘Trem Negreiro’, em show que transita por ritmos brasileiros sob direção artística de Babilak Bah. O espetáculo volta ao Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro), às 20h. O grupo é formado pelos músicos Mauro Camilo, Marcos Evandro, Marcos Alexandre e Rogéria Ferreira. Ingressos a R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada) estão à venda pela internet e na bilheteria do teatro. Classificação: 14 anos.