Cultura

Matriz sob nova direção: ícone da cena cultural em BH troca de comando com festa

Leo Moraes, de A Autêntica, assume projeto de Edmundo Correa e Andrea Diniz


Créditos da imagem: Casa Matriz/Divulgação
Hoje sediado na Casa do Jornalista, espaço cultural fundado no Edifício JK tornou-se palco essencial da cena indie e alternativa em BH

Bossuet Alvim

|
14/05/24 às 14:25
compartilhe

Um dos espaços fundamentais para a arte independente e alternativa em BH, o Matriz troca de comando e passa a ser gerido por Leo Moraes, da casa de shows A Autêntica. O anúncio feito pelas redes sociais nesta segunda-feira (13) marcou também a despedida do casal fundador Andrea Diniz e Edmundo Correa, que durante 24 anos esteve à frente do empreendimento – por 20 anos no térreo do Edifício JK e, mais recentemente, em colaboração com a Casa do Jornalista no formato Casa Matriz (Av. Álvares Cabral, 400 – Centro).

“Durante todos esses anos, formamos uma família gigantesca e é para esses membros e o público em geral, que estamos informando a passagem do nosso legado”, explica o comunicado oficial da Casa Matriz. Andrea e Edmundo optaram por deixar o comando do centro cultural por motivos pessoais e escolheram o amigo de longa data, que também se identifica com a proposta do projeto, para assumir o controle da casa.

Festa celebra mudança de comando

Para marcar a chegada da uma nova direção a um dos palcos alternativos mais importantes da capital mineira, a Casa Matriz recebe neste sábado (18 de maio) a festa A Virada – também chamada de “passagem da tocha acesa” em referência ao comando que troca de mãos. Das 10h às 17h, o espaço recebe um bazar promovido pela Casa do Jornalista. com exposição inédita do cartunista Quinho e feira de artesanato. A entrada é gratuita até 16h30.

Das 17h até as 5h do dia seguinte, A Virada entra no clima de despedida e assume o posto de última produção do casal Andrea e Edmundo em BH. A festa vai reunir 19 DJs, divididos por 4 pistas temáticas, com ingressos a R$ 6 pelo Sympla. Na portaria, após o horário gratuito, a entrada custa R$ 10. 

A lista de DJs convidados inclui Stark, Luiz Z e Jujuba, Julio e Lívia, Luccones, Nathalia Múrcia, Beavis, Vinícius Amaral, Brainiak, Toninho Black, A Coisa, Tomas, Polly Terror, Cris Foxcat, Kemile Lorraine, Dani-se e Thiago Pereira.

Antiga sede do Matriz ocupou por 20 anos o mesmo espaço no térreo do Edifício JK; casa tornou-se celeiro da cena independente

Amizade precede mudança da direção

A relação entre Matriz e Leo Moraes é antiga e remonta ao Bar Calabouço, o primeiro empreendimento de Edmundo Correa, aberto ainda nos anos 1980. “O primeiro lugar que abriu as portas para minha banda foi o Calabouço”, recorda-se Leo, que desde então é frequentador das empreitadas assinadas pelo casal. 

“Nosso legado será passado para uma pessoa que está conosco desde o Bar Calabouço e que manterá a tocha acesa. Com o nosso apoio, Leo Moraes da casa ‘A Autêntica’ e sua equipe conduzirão a Casa Matriz na Casa de Jornalista, espaço democrático, sindical e cultural que tanto nos acolheu nos últimos anos”, endossa o comunicado emitido pela Casa Matriz.

Futuro projeto em Sabará

Agora, Edmundo Correa e Andrea Diniz mergulham no projeto de um novo espaço cultural, que deve ser inaugurado em breve, na Estrada do Ferro em Sabará. A casa já tem nome: Entre Trilhas – comida e arte, e promete seguir a mesma lógica de apoio à cena independente que o Matriz sempre priorizou. “Levamos algum tempo para decidirmos isso (a noite nos extasia), mas chegou a hora de desacelerar os nossos corpos e aceitar o que a vida nos impõe”, informa o texto do casal.