Projeção gráfica permite visualizar a vastidão do potencial impacto de enchentes na capital mineira
O escritório de urbanismo Versa elaborou mapas que simulam o impacto das inundações de Porto Alegre em outras capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte. O objetivo da iniciativa é ampliar a percepção da população sobre a magnitude dos estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
No caso de Belo Horizonte, o mapa indica que a área alagada em Porto Alegre cobriria grande parte da capital mineira, além de cidades vizinhas como Contagem, Ribeirão das Neves, Betim e Ibirité.
É importante salientar que os mapas consideram apenas a extensão da área afetada na Região Metropolitana de Porto Alegre, não incluindo o Vale do Taquari e o norte do estado, também impactados pelas chuvas torrenciais.
O escritório de urbanismo esclarece que os mapas servem como comparativo da extensão das áreas alagadas, não como mapeamento de áreas inundáveis em cada cidade. Além disso, a população afetada não pode ser comparada diretamente, pois fatores como topografia e densidade demográfica variam entre as cidades.