Cultura

Banda Diesel, ícone do rock mineiro, anuncia reunião com formação clássica

Jean, Gustavo, Thiago e Leonardo retomam grupo que roubou a cena no Rock in Rio


Créditos da imagem: Luciano Viana/Divulgação
Banda adiantou novidade com registro que apresenta a formação mais conhecida da Diesel, antes de tornar-se Udora

Redação Sou BH

|
07/05/24 às 12:25
compartilhe

A banda Diesel, ícone do rock independente mineiro que conquistou o público nacional, está de volta à cena. A novidade foi compartilhada via Instagram em posts dos integrantes e, mais tarde, também na conta oficial @DieselReunion. O registro da reunião apresenta a formação clássica, com Jean Dolabella (bateria) ao lado de Gustavo Drummond (vocal e guitarra), Thiago Correa (baixo) e Leonardo Marques (guitarra). A volta ainda é cercada de mistério, mas novas informações devem ser divulgadas em breve.

De BH para o Brasil (e os EUA)

Fundada em 1997 na capital mineira, a Diesel circulou a princípio pela cena alternativa e independente, com shows mais frequentes em São Paulo, Rio de Janeiro e em cidades ao Sul do país. Após o primeiro álbum, homônimo e independente, lançado em 2000, o baixista Ian Dolabella saiu do projeto e deu lugar para a entrada de Thiago. Após vencer um concurso, o quarteto foi escolhido para se apresentar na abertura do Rock in Rio, em 2001, diante do público de 250 mil pessoas que lotou a terceira edição do festival. 

O show autoral, carregado de grunge, conquistou a multidão no Rio e tornou o grupo conhecido em todo o país. A ocasião também abriu as portas para uma carreira internacional, que era o principal foco da banda naquele momento. Com os músicos já vivendo nos EUA, o Diesel passou a chamar-se Udora e lançou o segundo álbum da carreira, primeiro no mercado internacional, ‘Liberty Square’ (2005). O disco foi o último trabalho assinado pela formação consagrada no Rock in Rio.

Reação dos fãs e pedidos de shows

O anúncio da reunião da Diesel pelo Instagram empolgou os fãs da banda, que passaram alguns anos sem novidades. Nos comentários da postagem, um dos seguidores relembrou a frase que costumava marcar os shows do quarteto mineiro: “a gente é o Diesel e a gente vai tocar rock procês”. 

Outra admiradora do grupo reforçou a ansiedade por vê-los tocar novamente na capital mineira: “acho que tinha que ter show na Praça da Savassi para relembrar os velhos tempos”, escreveu. Os pedidos de shows predominaram entre as mensagens dos fãs, com vários apelos para apresentações também em outras capitais brasileiras. “Tem que ter outro show tosco/maravilhoso no Cine Íris aqui no Rio”, comentou outro usuário.