Cultura

Mostra gratuita reúne filmes produzidos em Minas nos últimos 100 anos

'Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro' tem sessões até 23/11


Créditos da imagem: RioFilme/Divulgação
Títulos populares como 'O Menino Maluquinho' (1995) se unem a joias de outras fases do cinema nacional em mostra gratuita

Redação Sou BH

|
30/10/23 às 16:13
compartilhe

Um dos primeiros longas de ficção brasileiros e primeira produção do cinema feita em BH, ‘Canção da Primavera’ (1923) completa 100 anos e inspira a realização da mostra ‘Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro’, que oferece sessões gratuitas até 23/11 no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). A seleção reúne 21 filmes realizados no estado e apresenta um panorama, década por década, dos diferentes estilos e assinaturas registrados entre cineastas mineiros e diretores com outras origens, mas que também produziram suas obras por aqui. A programação completa está disponível no site do cinema e os ingressos gratuitos ficam disponíveis na bilheteria, meia hora antes de cada sessão.

Um dos destaques na programação é o legado de Humberto Mauro (1897-1983), pioneiro do cinema nacional que a partir da década de 1930 levou Minas Gerais às telonas em registros antológicos. O patrono da sétima arte nacional entra na seleção da mostra em três décadas distintas da cronologia, com os filmes ‘Sangue Mineiro’ (1930), ‘Argila’ (1940) e ‘O Canto da Saudade’ (1952). 

“Nomes como Humberto Mauro, Aristides Junqueira e João Carriço, tanto na capital quanto em municípios do interior, contribuíram para a evolução do cinema no país e em Minas em particular. Ao focar no trabalho desses profissionais, a mostra pretende percorrer um caminho estético e histórico que permita ao público acompanhar o quanto desse imaginário se fortaleceu através das mais variadas abordagens da geografia, cultura, costumes, rostos e crenças mineiras”, observa o crítico Marcelo Miranda, coordenador geral da mostra.

Também em evidência na reunião de títulos que a mostra oferece, a fase do Cinema Marginal tem como representantes ‘Sagrada Família’ (1970) de Sylvio Lanna e ‘Bang Bang’ (1971) de Andrea Tonacci, este último com cenas rodadas na Belo Horizonte da virada dos anos 1960. Já o cinema de gênero chega à seleção de filmes com produções como o faroeste ‘O Homem do Corpo Fechado’ (1973) de Schubert Magalhães, o infantil ‘O Menino Maluquinho’ (1995) de Helvécio Ratton e o suspense ‘Elon Nâo Acredita Na Morte’ (2016) de Ricardo Alver Jr, além do terror ‘Enigma Para Demônios’ (1975) de Hugo Christensen. Rodado em Contagem, ‘No Coração do Mundo’ (2019) de Maurílio Martins e Gabriel Martins é a produção mais recente destacada pela curadoria.

Mostra ‘Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro’
Sessões em 1, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 12 e 23 de novembro no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
Programação completa disponível no site oficial do Cine Santa Tereza
Ingressos gratuitos distribuidos na bilheteria do cinema, meia hora antes de cada sessão
Mais informações: (31) 3277 4699