Três dias de experiências únicas, com música, circo, teatro, cinema, arte urbana, exposição interativa, tour histórico e arquitetônico, uma instalação artística inédita na Praça Sete, além de um palco em plena Rua Carijós
A Praça Sete, no coração de Belo Horizonte, vai se transformar em um gigantesco palco de celebração artística nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Em comemoração aos dez anos de reabertura do Cine Theatro Brasil Vallourec, o Festival Cine+10 promete três dias de atrações ecléticas e acessíveis, com mais de 50 apresentações gratuitas.
A iniciativa tem como propósito não só celebrar a trajetória do Cine Brasil, mas também consolidar o espaço como um ambiente aberto e conectado à essência da cidade. A festa une o interior e o exterior, transformando a praça e suas adjacências em um espetáculo coletivo. Do jazz ao forró, do circo ao cinema, há opções para todas as idades.
Sandra Campos, gerente de ação cultural do Cine Theatro Brasil Vallourec, celebra a iniciativa: “Desde sempre, o Cine Brasil convive com a Praça Sete e a cidade. Quando pensamos em celebrar uma década de reabertura, quisemos ocupar a praça e o Cine Brasil com um pouco do que vivemos aqui, e um pouco do que cada um gosta, do jazz ao forró, do circo ao cinema, para crianças e adultos. Todo mundo cabe neste projeto”.
O Palco Carijós será um dos grandes destaques, com teatro ao meio-dia e música ao final da tarde, oferecendo experiências únicas ao ar livre. A Praça Sete também se revestirá de cores e tecnologia, com uma cenografia especial e a performance de Laser Mapping “Paisagens Digitais”, do arquiteto e artista digital Homem Gaiola.
Uma seleção de filmes que marcaram a última década será exibida no Teatro de Câmara – Cine Brasil, em uma mostra intitulada “Década em foco”. Os filmes serão acompanhados por comentários de especialistas, proporcionando uma experiência cinematográfica mais aprofundada.
E as celebrações não param por aí. Artistas urbanos locais, selecionados por chamada pública, terão a oportunidade de se apresentar no Palco +10, um tributo à arte de rua que movimenta o dia a dia da Praça Sete. O público também terá acesso a experiências inéditas, como um show de jazz no antigo telhado do Cine Brasil e uma performance especial da Orquestra OPUS.
A acessibilidade é uma das grandes preocupações do festival, garantindo que todos possam desfrutar das atrações. Haverá tradução em Libras para todos os espetáculos, monitores para auxiliar pessoas com deficiência e sessões de cinema adaptadas.
A realização deste festival é uma iniciativa da Árvore, patrocinada pela Vallourec e apoiada pelo Ministério da Cultura, com parceria da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Rádio Itatiaia.
Para mais informações e programação completa, acesse: www.festivalcinemaisdez.com.br.