Lei "Catraquinha Livre" vai tornar as viagens mais seguras para os pequenos, que muitas vezes se machucam ao pular ou passar por baixo da roleta
Crianças de até 5 anos terão direito à embarcar gratuitamente nos ônibus coletivos de Belo Horizonte. A lei, de autoria da vereadora Bella Gonçalves e da ex-vereadora Cida Falabella, foi sancionada pelo prefeito Alexandre Kalil e publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Município.
Apelidada de “Catraquinha Livre”, a lei tem como objetivo tornar as viagens mais ágeis e seguras para as crianças, que muitas vezes se machucam ao pular ou passar por baixo da roleta. A gratuidade será válida para acessos nas estações do Move ou similares, ou diretamente nos ônibus e na rede suplementar do transporte coletivo da capital mineira.
Os pais ou responsáveis deverão apresentar um documento de identificação que comprove a idade do menor. Já para passar na roleta, será oferecido pela Prefeitura de BH o cartão de passe livre, para que os pais e responsáveis apresentem no validador. O modelo de fornecimento desse cartão BHBUS ainda será definido pela Prefeitura em regulamentação própria. A lei vai entrar em vigor 90 dias após a data da publicação.