Evento gratuito vai oferecer música, arte, palestras, gastronomia e turismo inclusivo
Descobrir Belo Horizonte através dos seus pontos turísticos, da gastronomia e da cultura. Esses são alguns dos propósitos da quarta edição do Festival Cantos de Beagá, que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), e que contará com apresentações musicais, ciclo de palestras, vídeos turísticos, experiência gastronômica pelo Centro da capital mineira e uma ação piloto de turismo inclusivo. O evento, que comemora os 124 anos de BH, terá como espaço principal o Museu de Artes e Ofícios, mas passará por outros locais icônicos da cidade e será apresentado no formato presencial com participação gratuita e tradução em libras.
De acordo com Lúcia Rêgo, diretora da Favo Cultural, empresa realizadora do projeto, a intenção é, além de comemorar o aniversário da capital mineira, mostrar um pouco da riqueza cultural e gastronômica, além de valorizar o potencial turístico. “Fizemos questão de gravar os vídeos musicais em pontos turísticos que retratam a nossa Belo Horizonte, trazendo artistas queridos que refletem a nossa mineiridade, como Paulinho Pedra Azul, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco e Bárbara Barcellos. Aliás, a Bárbara vai lançar durante o evento uma música inédita em homenagem a BH”, revela.
Ciclo de Palestras
As palestras gratuitas e com emissão de certificados serão apresentadas na sexta-feira, na Sala Multiuso Prédio B do SESI Museu de Artes e Ofícios. A primeira será a ‘Tendências no Turismo: Inovação e Criatividade’ que traz o conferente e docente do Senac Minas, Saulo Lisboa, das 14h às 16h. Já a segunda, ‘Turismo Inclusivo, Turismo de Todos’, acontece das 16h30 às 17h30 e terá, também, como discursador Saulo Lisboa. Dando sequência à programação, o público terá a palestra, ‘BH encanta com seus sabores!’, com a conferencista e docente Carolina Figueira. A apresentação acontece das 17h45 às 18h45.
Vídeos turísticos
Além das palestras, o público vai conferir vídeos turísticos da cidade, que unem a música aos pontos turísticos da capital. O objetivo é divulgar Belo Horizonte para o Brasil e reforçar a ligação dos moradores com a cidade. Com a participação de quatro artistas mineiros, a programação é composta por quatro clipes, gravados na Praça da Liberdade, Praça do Papa, Mirante do Mangabeiras e Parque das Mangabeiras, com os artistas Paulinho Pedra Azul, Ladston do Nascimento, Tadeu Franco e Bárbara Barcellos, esta última, com um lançamento inédito durante o festival para celebrar o aniversário da capital mineira.
Turismo inclusivo
Para mostrar que Belo Horizonte pode receber todo mundo, será realizada uma ação de turismo inclusivo, no sábado, das 8h às 13h. Na programação será oferecida uma rica experiência pelo centro da cidade para um grupo de 10 pessoas surdas. “A intenção é ter um projeto piloto para fomentar iniciativas semelhantes na cidade. No roteiro, serão apresentados alguns dos locais mais icônicos do centro de BH, passando por lanchonetes, restaurantes, cafeterias, uma padaria com deliciosos pães artesanais e o nosso maravilhoso Mercado Central”, explica Lúcia Rêgo.
Música e arte
Para encerrar o festival, será realizado um show no sábado, às 20h, em homenagem aos 124 anos da capital, com o tema ‘Belo Horizonte, a cidade que encanta’, que terá a voz da cantora Lívia Itaborahy e tradução simultânea em libras. A apresentação será realizada no hall de entrada do Museu de Artes e Ofícios, com as participações especiais de Ladston do Nascimento, Tadeu Franco, Bárbara Barcellos, Mariana Nunes e Sérgio Pererê, além de uma intervenção do artista plástico Fernando Pacheco, que vai produzir uma obra ao vivo durante o show.
Os ingressos devem ser retirados previamente:
Show com Lívia Itaborahy e participações: https://bileto.sympla.com.br/event/70474/d/118035/s/702746
Palestras: https://bileto.sympla.com.br/event/70473