Capital mineira ganhou um abrigo temporário para equinos capturados nas ruas
Animais de grande porte apreendidos pela Prefeitura de Belo Horizonte poderão ter um novo lar. Ativado no final de setembro, o Abrigo de Equinos recebe os cavalos, éguas e mulas capturados nas ruas da capital mineira para guarda e tratamento. Atualmente, estão no equipamento 11 equinos, além de outros seis internados em instituições parceiras.
A implantação do abrigo custou R$ 145 mil, recurso captado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Ministério Público de Minas Gerais, para ocupação de uma área da Prefeitura. Com capacidade para receber, simultaneamente, 25 animais, o equipamento conta com sala de avaliação e cuidados veterinários, cocho, cercamento, cozinha, banheiro e vestiário destinados aos tratadores, depósito de ração/feno e amplo espaço para a circulação dos bichos.
Logo que resgatados, os animais são encaminhados a instituições de ensino parceiras para cuidados médicos-veterinários, realização de exame de corpo de delito e, posteriormente, levados ao abrigo, onde ficam à espera de uma adoção responsável.
Os interessados em adotar os cavalos, éguas e mulas passarão por entrevista e serão informados de que os animais não poderão ser submetidos a nenhum tipo de trabalho, nem ser utilizados para reprodução natural. Após a adoção, os animais continuam sendo monitorados pela administração municipal. Para mais informações sobre as adoções, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail defesadosanimais@pbh.gov.br.