Serão 17 vagas destinadas a instrumentistas residentes em Minas Gerais que receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.500
A partir desta segunda-feira (17) e até o dia 6 de julho, músicos instrumentistas, com idades entre 15 e 30 anos, podem se inscrever na Academia Filarmônica, edital criado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em parceria com o Programa Vale Música para a formação de instrumentistas para a atuação profissional em orquestras.
“Entre a formação individual, ou mesmo universitária, desses músicos, há grande lacuna no que se refere à formação direcionada ao exercício competente da função de um músico profissional sinfônico”, explica o maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra.
Serão 17 vagas destinadas a instrumentistas residentes em Minas Gerais. Todos os jovens músicos selecionados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.500, a fim de contribuir com despesas pessoais relativas a transporte, alimentação e manutenção do instrumento.
A Academia Filarmônica oferecerá dois currículos complementares, dentro de uma proposta híbrida: virtual e presencial, tendo como objetivo a formação do músico sob o ponto de vista dos conhecimentos teórico-práticos e do aprimoramento cultural necessários a exercer a profissão em orquestras de qualidade. “Desenvolveremos um trabalho sério e contínuo, que vem a complementar as inúmeras propostas educacionais da Filarmônica”, garante Mechetti.
Tanto o edital, como o formulário de inscrição e o repertório exigido para a inscrição estarão disponíveis no site da Orquestra, no endereço fil.mg/academiafilarmonica.