Cultura

Confira 8 dicas para otimizar o espaço de escritórios pequenos

Copygreen traz sugestões que são essenciais para gerar economia no negócio e ainda auxiliar na sustentabilidade


Créditos da imagem: Zastolskiy Victor/ shutterstock

Redação Sou BH

|
03/12/20 às 14:19
compartilhe

Especial
publicitário – Este material é patrocinado* 

Aquela
velha frase que “menos é mais” nunca esteve tão em alta como nos dias atuais.
Otimizar é a palavra de ordem e quanto menos você gastar com locação de espaço,
mais poderá investir nas áreas estratégicas de sua empresa.

Não
apenas a questão dos preços do aluguel, mas a ideia da sustentabilidade tem
impactado também negócios menores e criado a perspectiva de que é possível
investir mais no digital e menos no offline. Além do mais, o lucro não consiste
apenas em quanto você consegue ganhar, mas também em quanto consegue deixar de
gastar. É pensando nisso que a Copygreen criou várias sugestões de boas
práticas para escritórios pequenos, e você pode conferi-las abaixo!

 

Nada
de papelada

Sabe
aquela pilha de papeis esquecidos no canto do armário? Isso é um problema não
apenas pelo espaço que ocupa, como também por deixar documentos e arquivos
importantes vulneráveis ao desgaste do tempo, a umidade ou a incidentes de
trabalho.

Nosso
conselho é a digitalização de arquivos, pois, assim, você pode proporcionar
segurança aos documentos, e também deixar o ambiente de trabalho mais clean. Caso você não tenha um scanner no
escritório, não se preocupe, hoje as empresas de outsourcing de impressão, como a Copygreen, locam máquinas
pelo tempo e quantidade de digitalizações que você precisar.

 

Invista
na decoração vertical

Ao
invés de utilizar várias gavetas e armários para guardar os objetos, procure
investir em móveis que podem ser utilizados nas paredes como nichos e estantes.
Além desse tipo de decoração estar super em alta, ela também permite que você
ganhe espaço horizontalmente no seu escritório, otimizando, dessa forma, todo o
local.

 

Aproveite
a iluminação natural

Janelas
amplas proporcionam mais luminosidade ao ambiente, o que gera uma sensação de
que o espaço do escritório é maior, tornando o local mais agradável para sua
equipe. A paisagem externa também tira aquela sensação de “sufocamento” ou de
aperto que as salas menores podem gerar. Se houver natureza na cena, melhor
ainda.

Outro
ponto positivo da iluminação natural é reduzir custos com energia elétrica. Por
isso, pense na organização dos móveis de forma que favoreça a luz diurna.

 

Cuidado
com cores fortes

O
problema aqui não é exatamente os tons fortes, mas a mistura de cores e
texturas. Por exemplo, a escolha pelo carpete por todo o chão gera mais
uniformidade, o que também causa a sensação de amplitude. Diferentemente de
pisos misturados, como azulejos, laminados e cerâmicas. Do mesmo modo são as
cores, invista em tons suaves e uniformes.

Pense
em móveis versáteis e compactos

Mesas
dobráveis, poltronas menores, e itens que aproveitam a arquitetura do ambiente,
como esquinas e curvas, tornará o escritório mais suave e com mais espaço. Pense
no local, antes de adquirir os móveis. 
Se possível, opte pelos planejados!

 

Espelhos
são uma ótima escolha

O reflexo do espelho amplia em até duas vezes
o espaço. Mais além de ser uma excelente opção para escritórios pequenos, esses
objetos também trazem sofisticação. Uma informação muito importante é que os
espelhos podem ser utilizados não apenas nas paredes, como também nas
superfícies de mesas e outros móveis.

 

Fuja
da bagunça

Revistas
velhas, objetos sem uso, jornais antigos, caixas com pastas velhas além de
poluírem o espaço, também atrapalham na disposição de materiais que são
realmente úteis para o dia a dia do escritório. Faça uma limpa e não tenha medo
do desapego. Doe, jogue fora ou realoque! Uma sugestão simples para organizar o
que não pode ser descartado é utilizar organizadores como caixas, etiquetas e
clips que facilitarão na disposição dos itens que não são usados
corriqueiramente.

 

Vídeo
conferências, home office e coworking

Sem
espaço para reunir toda a equipe? Há varias opções interessantes, como locação
de coworking, que além de gerarem um
ambiente diferente para reunir o time, possuem um ótimo custo por hora de
locação. Outra solução são as vídeo-conferências, principalmente neste período
de pandemia, em que a reunião presencial se tornou um momento mal visto por
muitas pessoas.

Para
escritórios pequenos, uma ótima opção, que inclusive muitas empresas têm
aderido, é o home office. Para essa situação, você pode
revezar a equipe entre o trabalho remoto e o trabalho na empresa ou
simplesmente determinar que alguns profissionais trabalharão em casa.