Empreendedores indicam séries para se divertir e aprender algo novo
O streaming de vídeo é considerado entretenimento, mas também pode ajudar muito quem deseja aprender algo novo. Se o seu objetivo é abrir um negócio ou aprender mais sobre finanças, por exemplo, alguns conteúdos disponíveis na Netflix podem ajudá-lo em diversos momentos, desde a escolha do segmento de atuação até algumas dúvidas comuns do dia a dia no mundo corporativo. Atualmente, a plataforma possui mais de 160 milhões de assinantes espalhados pelo mundo, que assistem a mais de um bilhão de horas de filmes, documentários e séries todos os meses. Se você é um deles, saiba que pode unir o útil ao agradável, fazendo do seu hobby um aprendizado para a sua vida profissional.
Para ajudar nesta curadoria, empreendedores de grandes startups brasileiras recomendam séries para se divertir e ainda aprender algo novo. Confira:
Breaking Bad
Guilherme Junqueira, CEO e fundador da Gama Academy, escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital sugere a série Breaking Bad. O seriado conta a história de um professor de química que descobre ter um câncer em estado terminal e resolve “empreender” para sustentar a família. Com cinco temporadas disponíveis na Netflix, o professor, interpretado pelo ator Bryan Cranston usa seus conhecimentos para manipular e vender drogas ilegais, apesar de ser um tema polêmico e que não deve ser sugerido como exemplo de atuação, a história aborda alguns desafios frequentes para empreendedores: como criar um produto desejável, resolução de conflitos societários, canais de distribuição, gestão de qualidade e, como enfrentar todas as diversidades do empreendedorismo real e não ilegal como é tratado na série.
Billions
Carlos Terceiro, CEO e fundador da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais indica a série Billions. Disponível na Netflix, Billions é uma excelente série para quem quer aprender mais sobre o mercado financeiro. Com cinco temporadas disponíveis no stream, a história mostra o conflito entre um bilionário dono de uma empresa de investimentos, Boby Axelrod, e um promotor de Nova York, Chuck Rhoades. A série retrata a jornada de investidores iniciantes, alguns conflitos éticos e exemplos de liderança. De um modo geral, a trama fala sobre o mundo dos negócios, poder e política, sendo um ótimo entretenimento para quem deseja aprender algo novo.
GirlBoss
Já Thiago Santos, CEO e fundador da e-thinkers, empresa de gestão de e-commerce de marcas premium, referência no segmento de moda de luxo no Brasil, indica a série GirlBoss, também disponível na Netflix. Nessa comédia inspirada em uma biografia best-seller, a jovem Sophia decide começar um negócio online e precisa aprender como ter sucesso nas vendas digitais. Thiago comenta que muitas das cenas retratadas com humor refletem situações da realidade que ele já passou na sua trajetória com e-commerce.
The Last Dance
Luiz Henrique Garcia, CEO da QuiteJá, plataforma de renegociação de dívidas, indicou a série The Last Dance. A história gira em torno da carreira de Michael Jordan, com foco principal na última temporada em que o basquetebolista tenta levar a equipe a conquistar o sexto título na NBA. “A série mostra um pouco sobre um profissional extremamente empenhado em melhorar seu desempenho, disciplina na busca de resultados e também de fazer gestão dos seus companheiros para que se desafiem também. Buscar deles o melhor resultado com compromisso. Uma forma espetacular de fazer gestão de pessoas, provocando elas de seus próprios resultados”, afirma Luiz.
Rafael Carvalho, COO da HeroSpark, solução para empreendedores digitais, indica a série Suits, disponível na Netflix, que retrata o dia a dia de um famoso escritório de advocacia em New York. A série gira em torno de casos jurídicos e conta com um toque de humor sarcástico. Além de entretenimento garantido, Suits vai te ensinar poderosas lições, como táticas de oratória, análise e documentação de situações, autocontrole e métodos para se impor como autoridade.
Desserviço ao Consumidor
Marcella Zambardino, Co-CEO da Positiv.a, empresa B que cria produtos e soluções para cuidar da casa, do corpo e do planeta indicou a série da Netflix “Desserviço ao Consumidor”. O seriado cita a indústria do consumo e detalha em quatro episódios o quanto o ser humano pode ser irresponsável ao comprar um produto para a sua casa, principalmente móveis. Além disso, a série também aborda a questão do consumo consciente e produtos falsificados. “Como dona de uma empresa que frisa muito pelo consumo rastreado de diversas matérias-primas, essa série me ajudou a entender o impacto de algumas das principais indústrias do mundo nas nossas vidas, de uma forma que nem imaginamos”, diz Marcella.