Pati Lisboa conversou com Ana Paula Assis, Walter Seixas e Carla Lima sobre como manter um negócio num momento tão adverso
Empreender em tempos normais
já não é uma tarefa fácil, quem dirá manter o negócio em meio a uma pandemia.
Se adaptar, redescobrir e reinventar são algumas das missões dos
microempreendedores neste momento e esse foi o tema do último Sou BH Talks, no
dia 21/7, em que Pati Lisboa cnversou com a hair stylist e visagista, Ana Paula
Assis; o chef do Cacio & Pepe Osteria, Walter Seixas e a personal trainer,
Carla Lima.
Segundo pesquisa da unidade de
inteligência empresarial do Sebrae Minas, o isolamento social está causando prejuízo
para mais de 80% do setor produtivo. “No entanto, com estudo e perseverança,
diferentes gestores estão conseguindo dar a volta por cima”, comenta Pati
Lisboa.
Os participantes contaram que
no primeiro momento, quando foi decretado o isolamento social, o impacto foi muito
grande para todos, perdendo clientes, inclusive, mas que aprenderam a se
reinventar e adaptar ao mundo on-line, além de encontrar outras maneiras de se
aproximar do público novamente e manter os negócios em funcionamento.
Questionada por Pati Lisboa
sobre a possibilidade de fazer empréstimos durante esse momento, Ana Paula Assis
afirma que, para ela, crise é risco e oportunidade. “Acho que primeiro é
preciso aceitar que não foi uma escolha pessoal (a crise), isso aconteceu ao
mundo todo. É preciso avaliar com cuidado e, se a pessoa acredita nela,
acredita no produto dela, se joga no empréstimo por que você vai resolver”,
diz.
A empresária continua, dizendo
que, para além de acreditar em si, o momento pede troca de experiências e muita
calma. “Eu acho que está todo mundo na mesma tempestade, não no mesmo barco,
mas nós estamos no mesmo mar, na mesma tempestade, eu acredito que a gente
consegue passar por isso trocando experiências, e realmente olhando com muita
atenção e aceitação”, afirma.
Para os participantes, empatia
e cuidado com o outro, e entender o seu cliente, oferecer o que ele precisa, é
muito importante não só durante a pandemia, mas é algo para levarmos para
quando o momento passar.
E no mundo on-line funciona da
mesma forma. “As pessoas se ligam em pessoas. Não adianta você ter uma empresa
sólida, ter uma quantidade de seguidores e não se mostrar nas redes. O cliente
espera apoio, você ensinar a ele, no meu caso por exemplo, como ele pode secar
o cabelo, fazer um truque na franja que cresceu, arrumar o cabelo para fazer
uma live, etc”, explica Pati Lisboa.
Walter Seixas ainda se dispõe a
ajudar o setor gastronômico, principalmente os pequenos negócios como self
services, que não conseguiram se adaptar. “No meu setor acho que foram 20 mil
empreendimentos fechados. É preciso ter conhecimento de como tirar um empréstimo,
como refazer um menu, e muitas pessoas não sabem como fazer isso, então, eu posso
ajudar, com orientações, aqueles que não sabem como se adaptar”, conta. O chef se
mostrou solidário e pode ser contatado pelo instagram @walterseixasn.
Questionados sobre o pós
pandemia, os participantes foram unanimes em dizer que acreditam que aprendemos
a ser resilientes e nos adaptar, e que muita coisa será levada para o futuro. Para
eles, a presença no mundo digital continuará muito forte, e a empatia.
Carla Lima disse acreditar que
no mercado tem espaço para todos. “A gente não precisa pensar só na gente, tem
espaço para todo mundo. Precisamos estender a mão e apoiar o outro. Se você for
um bom profissional, se souber o básico e entender o seu cliente, terá sucesso”,
finaliza.
Para assistir ao programa inteiro, acesso o canal oficial do Sou BH no Youtube. Não esqueça de se inscrever e ativar as notificações!
Sou BH Talks
Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos, são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de julho, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.
Para acompanhar é fácil, você poderá assistir pela nossa página oficial no Facebook ou o canal oficial do Sou BH no Youtube. Se inscreva e ative as notificações do canal.