A iniciativa da mineira Alctel Telecom surgiu da preocupação com a saúde mental de seus funcionários neste momento de pandemia
O medo de uma doença desconhecida, o receio do futuro, o isolamento social e as as medidas de contenção da propagação do novo coronavírus podem provocar vários problemas emocionais na população. Para acompanhar a saúde mental dos seus colaboradores e prevenir possíveis distúrbios emocionais, uma empresa em Belo Horizonte criou um programa de apoio psicológico e de acompanhamento para seus funcionários neste momento de pandemia.
Elaine Bolzan, diretora executiva da Alctel Telecom, explica que as ações do Comitê de Apoio criado pela empresa são realizadas em conjunto com o setor de Recursos Humanos da Alctel e estão sendo bem recebidas pela equipe de trabalho. A psicóloga Cibele Auarek, gestora de RH da Alctel, conta que uma das ações é a promoção de palestras motivacionais via live, com profissionais preparados para isso.
Outra ação do Comitê de Apoio é o canal de atendimento psicológico. A psicóloga tem entrado em contato por telefone com todos os funcionários individualmente para estabelecer esse canal. “É um momento onde eles podem extravasar seus sentimentos e dividir seus anseios e aflições”, comenta Auarek. Segundo ela, aqueles que tiverem maior necessidade terão acompanhamento semanal.
Entre as principais queixas vividas por alguns colaboradores em tempo de pandemia do coronavírus, de acordo com a psicóloga, estão o stress, a sensação de medo, crise de ansiedade, inquietação devido à falta de uma atividade física e sono afetado. “Cada um vivencia a crise de uma maneira, e o nosso objetivo sempre foi cuidar dos nossos colaboradores e dos nossos clientes. Agora não poderia ser diferente. Esse programa é fundamental para manter a saúde mental dos nossos colaboradores que fazem o sucesso da empresa”.