Alguns cuidados básicos com a higiene da boca são importantes para evitar a infecção e se manter saudável
Com o avanço da Covid-19 em Minas Gerais, e o número de casos aumentando na capital mineira, se torna ainda mais importante adotar alguns parâmetros para conter o avanço do Coronavírus. Além de medidas já recomendadas, como sempre lavar as mãos, a higiene bucal pode reduzir consideravelmente as chances de contágio pela doença.
A saliva abriga inúmeras bactérias, o que faz com que a boca seja um ambiente favorável para a proliferação de outros microrganismos, como o Coronavírus. Além disso, a falta de higiene e saúde bucal pode fazer com que a imunidade fique baixa, aumentando os riscos de infecções e fazendo com que lesões na boca sejam porta de entrada para diferentes vírus e bactérias.
Mas algumas medidas podem ser adotadas para prevenir o novo vírus corona. Confira:
Praticar uma boa higiene bucal, escovando os dentes após todas as refeições e lembrando de utilizar fio dental;
Escovas de dentes e aparelhos bucais também concentram bactérias e vírus, portanto, faça a higienização dos objetos após o uso;
Use antissépticos bucais. O enxaguante também pode ser utilizado para mergulhar os objetos por alguns minutos, ajudando na limpeza dos mesmos;
Evite levar as mãos à boca, olhos e nariz;
Lave sempre as mãos com água e sabão e utilize álcool em gel em lugares que não puder lavá-las.
Casos confirmados
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Minas Gerais possui 2273 casos notificados de infecção humana pelo Covid-19. Destes, 104 foram descartados, 2140 estão em investigação como suspeitos e 29 foram confirmados, sendo 18 em Belo Horizonte.
O Ministério da Saúde, em parceria com o SUS, lançou o aplicativo Coronavírus SUS, disponível para IOS e Android. A plataforma fornece todas as informações sobre a Covid-19.
* sob supervisão da jornalista Bárbara Batista