Entre mercearia, loja on-line de comida caseira e grupos de dança, a capital está cheia de opções para os apaixonados pela Coreia do Sul
Você já ouviu falar de K-pop? O estilo musical sul-coreano está
cada vez mais popular em todo o mundo. Mas a ‘invasão’ coreana não para por aí!
A cultura, a culinária e o estilo de vida estão se espalhando pelos quatro cantos
do planeta e, BH não ficaria de fora dessa moda. De mercearia cheia de produtos
importados e loja on-line de comida caseira, grupos de dança e cover das
famosas boy e girl bands, a capital tem muitas opções para os
apaixonados pelo país asiático.
Entre descendentes e pessoas que têm afinidade com a
cultura, BH acabou se tornando um santuário para quem quer disseminar um pouquinho
do que a Coreia do Sul tem a oferecer. E Dinah Kim, belo-horizontina com descendência
sul-coreana, é uma das que ajudam nessa divulgação com a Made in Korea
Minas.
Formada em veterinária, a jovem não estava contente com a
profissão e resolveu começar o próprio negócio: uma mercearia com mercadorias
exclusivamente coreanas. “Cresci consumindo esses produtos. E resolvi aliar essa
realidade com a onda do K-pop “, conta Dinah. Ela diz ainda que tudo começou como uma brincadeira, no início de 2018, mas as
pessoas começaram a aderir a ideia e o sucesso foi chegando aos poucos.
Divulgação/Made in Korea Minas
Atualmente são mais de seis mil seguidores no Instagram e
cerca de 250 produtos no estoque, que é abastecido por itens importados, além
de alguns comprados em atacado. A mercearia tem uma grande variedade, indo de
comida a cosméticos. Na parte gastronômica, você encontra balas,
chicletes, o lámen (ou ramen) coreano, refrigerantes, e outras guloseimas típicas
do país asiático. Tem também a receita de kimchi – um condimento típico sul-coreano –
da família. Os preços variam entre R$ 2 e R$ 120.
Sobre o seu principal público, Dinah conta que os jovens que
já conhecem a cultura predominam. Para garantir o seu produto é só conferir as
redes sociais (Instagram e Facebook) ou ligar para o telefone (31)
97535-0410. A Made in Korea ainda não tem loja física, mas faz entregas em BH e alguns pontos da Região Metropolitana.
Um pouquinho mais da culinária
Outra opção recente na capital é o OMA Kimchi. Também de
descendentes de coreanos, a loja funciona com venda on-line e tem algumas
opções bem tradicionais da gastronomia do país no cardápio.
Tocada por Viviane Jin Hee Kim, a loja conta com uma comida
bem caseira. “São receitas de família, trazidas da Coreia do Sul. Minha vó
ensinou para minha mãe e minha mãe me ensinou. Tudo foi sendo passado dentro da
família mesmo, as receitas, os segredos e as dicas na cozinha”, conta.
Divulgação/OMA Kimchi
Os pais de Viviane são coreanos e moravam no interior de São
Paulo, onde tinha uma versão bem mais informal do negócio. Quando se mudaram
para BH, no fim do ano passado, a família começou a investir na diversificação
do cardápio, já que a procura só aumentava. Entre as opções, kimchi feito de carne de
porco e legumes e mandu, que é um bolinho coreano.
E quem são os clientes? Segundo a jovem, os principais
consumidores são pessoas já familiarizadas com a cultura, que gostam do K-pop e
das novelas coreanas e gostam de experimentar por curiosidade. Também costumam
aparecer clientes que já provaram em viagens à Coreia do Sul ou São Paulo.
Sem loja física, a OMA Kimchi atende pelo Instagram, Facebook,
ou pelo telefone (31) 2528-8576.
O K-pop tomou conta de BH
Não só de gastronomia vive a onda coreana na capital! Alguns
grupos têm se tornado cada vez mais populares, principalmente com a maior
disseminação da música sul-coreana. O K-pop MG é uma espécie de fã-clube da
cultura asiática e seus membros se reúnem para falar sobre os principais
artistas e produtos culturais do país, além de promoverem encontros, concursos
e festas com a temática.
De acordo com Naiara Figueiredo, o K-pop MG surgiu há quase
10 anos e começou pelo Twitter, com discussões e interações sobre o amor pelo
estilo musical.
Atualmente, o K-pop MG funciona como uma base de dados de
bandas covers e grupos de dança – 200 coletivos e 50 solos cadastrados – que se
reúnem em apresentações, nos chamados showcases, e na já tradicional Festa
K-pop, que, em sua 25ª edição, conta com brincadeiras, brindes, música e muita
dança. Tudo feito e apoiado pelos membros da página.
Juliana Costa
Outro expoente do K-pop é o grupo de dança B&W Dance
Crew. Criado há cerca de três anos por Giulia Chan e Bella Nankran, o B&W
já conta com seis integrantes e faz performances em concursos e festivais da
cultura asiática em BH, focando em coreografias das bandas de K-pop femininas.
De acordo com Giulia, a ideia é diversificar um pouco mais no próximo ano e propor
coreografias masculinas.
Além das apresentações de dança, o grupo também faz projetos
paralelos, como o workshop sobre K-pop e os vários conceitos do estilo musical
e as aulas de dança. As ações costumam acontecer nos períodos de férias de janeiro
e julho. Para quem ficou interessado, é só acompanhar as redes sociais do B&W.