Mineiro em ascensão na cena da música erudita se apresenta no Conservatório UFMG
Nesta terça-feira (22 de outubro), às 19h30, o Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro) recebe o pianista Rafael Ruiz para um recital gratuito que integra a II Mostra Retratos do Brasil. No evento, o mineiro interpreta obras de Villa-Lobos, Debussy e Chopin. A apresentação, com entrada franca e sem retirada prévia de ingressos, está sujeita à lotação do espaço.
Natural de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, Ruiz já foi apontado como “uma das grandes revelações da música erudita” pelo Jornal Estado de Minas. Ainda neste ano, o pianista dará início a uma turnê europeia que passará por Portugal, Espanha e Reino Unido.
Sua trajetória é marcada por prêmios importantes, como o Hors Concours, no XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima, o Prêmio Antena 2, na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos, em Portugal, e o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano da UFRJ.
Formado em Música pela UFRJ, na classe do professor Luiz Senise, Ruiz também concluiu com distinção o Master of Music in Performance no Royal College of Music, em Londres, onde recebeu o David Young Piano Prize e a bolsa Margaret Mount Scholarship. Atualmente, é orientado pela pianista Berenice Menegale.
Com apresentações ao vivo em rádios como MEC FM e Antena 2 (Portugal), Ruiz já realizou recitais no Reino Unido, Itália, França, Áustria e Portugal. Como solista, se apresentou ao lado de orquestras como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a St. John’s Chamber Orchestra, a Stockport Symphony Orchestra e o Royal College of Music Ensemble.