Novo livro da historiadora explora vida dos Orléans e Bragança após deportação
Os anos que seguiram à Proclamação da República marcaram um período de desolação para a família imperial brasileira. Em seu novo livro, ‘Segredos de Uma Família Imperial’ (Ed. Planeta), a historiadora e escritora Mary Del Priore explora os aspectos públicos e os detalhes íntimos sobre o destino dos nobres de origem portuguesa após o fatídico 15 de novembro de 1889, que encerrou o império no Brasil.
Del Priore apresenta a obra ao público de Belo Horizonte em edição do projeto Sempre Um Papo, nesta terça-feira (22), às 19h30, na Biblioteca Pública Estadual (Praça da Liberdade, 21 – Savassi). O evento, com entrada gratuita, será mediado pelo ator e jornalista Jefferson da Fonseca.
A revolução que deu fim à monarquia, descrita pela Princesa Isabel (1846-1921) como “a maior infelicidade de nossa vida”, forçou os Orléans e Bragança ao exílio na Europa, rompendo décadas de exaltação popular. A condição de destronados afetou profundamente a vida pessoal dos membros da família imperial, que carregaram o peso dos fatos históricos e o desprestígio da transição de um império considerado antiquado para uma república jovem e promissora.
No livro, Del Priore busca um retrato intimista e humanizado dos exilados, herdeiros de um trono perdido, utilizando registros oficiais, diários e relatos pessoais para reconstruir suas histórias.