Cultura

Orquestra Ouro Preto lança álbum de ‘Auto da Compadecida, a Ópera’

Espetáculo de Tim Rescala e Rodrigo Toffolo chega às plataformas digitais


Créditos da imagem: Rapha Garcia/Divulgação
Comédia das aventuras de Chicó e João Grilo ganhou releitura permeada por canto lírico em adaptação pela orquestra mineira

Redação Sou BH

|
11/10/24 às 10:18
compartilhe

A história de Chicó e João Grilo volta à cena por meio do canto lírico em ‘Auto da Compadecida, a Ópera’, álbum da Orquestra Ouro Preto que acaba de chegar às plataformas digitais. O disco é um registro do espetáculo homônimo, que estreou em 2022, com música original composta por Tim Rescala e libreto assinado por ele em parceria com o maestro Rodrigo Toffolo.

    Veja também: Kudiá: Seminário de Comida Afro-brasileira celebra tradição e resistência em BH 

“Foi um trabalho incrível do Tim, uma música belíssima. E tenho certeza de que o público que ainda não conhece a ópera, assim como quem vai ouvir novamente agora nas plataformas, vai ficar feliz com o resultado e muitos vão dizer aquela frase que tanto nos traz alegria de ouvir: ‘só a Orquestra Ouro Preto para fazer isso'”, comenta Toffolo.

Sucesso nacional

Marcada pela comédia, a adaptação do clássico de Ariano Suassuna (1927-2014) pela companhia mineira fez sessões em BH e também passou por palcos de São Paulo, Belém e Manaus, além de uma apresentação especial nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 2023. A montagem contou com direção de cena por Chico Pelúcio e figurinos assinados por Manuel Dantas Suassuna, artista plástico e filho do escritor.

O elenco da ópera reúne grandes nome do canto lírico brasileiro – Fernando Portari, Marília Vargas, Marcelo Coutinho, Carla Rizzi, Jabez Lima e Rafael Siano – além de um trio de atores escolhidos para dar voz e corpo à obra-prima do imortal paraibano – Glicério do Rosário, Claudio Dias e Maurício Tizumba.