'Que Sorte' ganha o palco em evento aberto na Região da Pampulha, no sábado (12)
Álbum de estreia da Atlântica Banda, ‘Que Sorte’ (2024) ganha show de lançamento neste sábado (12 de outubro), feriado, às 17h, na Ocupação Dandara (Av. Dandara, 177 – Trevo). A apresentação leva a música autoral do grupo, que transita por ritmos da cultura preta, a uma das comunidades mais tradicionais no movimento de luta por moradias da capital mineira, com 15 anos de história. “Partimos de um posicionamento artístico-político mencionado no verso de Bituca: ‘O artista tem que ir aonde o povo está'”, contextualiza o bateria Pedro Thiago, o PT. A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.
Nascida a partir de encontros do bloco de carnaval Roda de Timbau, a banda reúne em canções inéditas diversas influências da música popular afro-diaspórica, em repertório que passa por ijexá, samba-reggae, blues, salsa e cumbia. “Ainda que exista uma lacuna sociocultural-geográfica entre a realidade dos integrantes da Atlântica e de comunidades como a Dandara, a música que tocamos é basicamente negra, assim como a totalidade das pessoas viventes em situações de risco social”, complementa PT.
Antes do lançamento oficial na comunidade da Pampulha, o disco ‘Que Sorte’ teve uma noite de pré-lançamento no Escadão do Esplanada, espaço público na Região Leste da capital. “Foi uma noite deliciosa em que pudemos celebrar a nossa música com os fãs e amigos”, comemora Pedro Thiago. Além de PT na bateria, a Atlântica Banda é formada por Ludmilla Rodrigues (voz), Jonatah Cardoso (guitarra), Felipe dos Santos (baixo) e Pedro Gontijo (percussões).