Demonstrações de forjamento ao vivo e aulas sobre técnicas de afiação fazem parte da programação do evento
De sexta-feira a domingo (4 a 6 de outubro), o Mercado Central de Belo Horizonte (Av. Augusto de Lima, 744 – Centro) abre as portas para admiradores e artesãos com o Circuito Mineiro de Cutelaria, um evento que reúne exposições e workshops voltados para a arte artesanal de confecção de instrumentos de corte.
Veja mais: Praça da Estação é reinaugurada após 1 ano de obras; o que mudou?
A exposição acontece no Espaço Cultural 2 e conta com cerca de 15 expositores mineiros. Os artesãos apresentam ao público produtos como facas artesanais e outros instrumentos cortantes de alta qualidade, que servem tanto para colecionadores quanto para profissionais.
Já os workshops acontecem em intervalos de duas horas e abrangem atividades que proporcionam oportunidades de aprendizado. Ao todo, o Mercado recebe seis aulas sobre técnicas de afiação. Além disso, cuteleiros farão demonstrações de forjamento ao vivo, fazendo saca rolhas e abridor de garrafas, utilizando bigornas e forjas à carvão.
A programação é toda gratuita e aberta para todos os interessados. Idealizado pelo cuteleiro Vitor Galery, o intuito do evento é reafirmar a relevância da cutelaria artesanal no estado e no país, de forma a manter tradições e servir como uma experiência cultural.
Veja mais: Gratuito: Rodoviária de BH ganha sala de cinema para exibição de curtas
Sexta-feira (4 de outubro)
Sábado (5 de outubro)
Domingo (6 de outubro)