Variedades

Fernanda Abreu e Zezé Motta estão entre atrações do ELAS Festival, em outubro

Festival que celebra diversidade da produção brasileira de mulheres e LGBTQIAPN+ acontece nos dias 3, 4 e 5 de outubro, na Funarte


Créditos da imagem: Murilo Alvesso
A 'madrinha' do funk carioca Fernanda Abreu é uma das atrações do ELAS Festival, que ocupa a Funarte dias 3, 4 e 5 de outubro

Pedro Grossi

|
23/09/24 às 10:36
compartilhe

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, (quinta, sexta e sábado), a Funarte MG (rua Januária, 68 – Centro) abriga o ELAS Festival, que traz a diversidade da produção brasileira de mulheres e LGBTQIAPN+ vindas de cinco estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pará. O público belo-horizontino terá acesso à programação composta por shows, performances, oficinas, mostras de economia criativa e de artistas visuais, exposição de fotografia, debates, exibição de curtas metragens, além de comes e bebes. Entre os destaques da programação, show da carioca Fernanda Abreu e participação da cantora e atriz Zezé Motta.

Os ingressos estarão à venda a preços populares por R$10 (meia-entrada) e R$20 na plataforma Sympla. Na portaria do evento, serão arrecadados absorventes e itens de higiene pessoal destinados ao projeto artístico e sócio-cultural Yo Soy Sangria e garante o pagamento da meia-entrada social. A programação completa está disponível no site do evento

Programação com música, artes cênicas, debates e fotografia

Neste ano, o festival vai trabalhar temáticas variadas em torno da mulher. Entre os destaques, está o Papo com ELAS, que, nesta edição, traz discussões sobre ‘Maternidades’, ‘Territórios Insurgentes’ e ‘Menopower – a potência das mulheres 50+’. 

Na parte musical, além da abertura com a carioca Fernanda Abreu e seu show ‘Amor Geral’, em que reúne sucessos de várias fases da artista, outro destaque é a presença da cantora baiana Melly – revelação do ano pelo Prêmio Multishow e indicada ao Latin Grammy, que transita do pop ao RnB. 

O festival também conta com show da cantora Aíla, uma das principais vozes da música pop contemporânea da Amazônia, e da rapper, compositora e ativista da causa indígena Katú Mirim. 

A Mostra de Fotografia “Territórios Insurgentes” aborda os lugares construídos pelo trabalho coletivo de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ nas comunidades tradicionais e nos espaços de resistência urbana. Já a Mostra de Economia Criativa traz produtos autorais e serviços variados de 30 expositoras residentes em Belo Horizonte e região metropolitana. 

Dentro da programação das artes cênicas do ELAS Festival, estão previstas performances das atrizes Ludmilla Ramalho, com “Papel de Mãe”, e Tina Dias, com “Mulher Cueca”. Também haverá apresentação do espetáculo “Águas de São Pedro” – performance de dança, teatro e música sobre as histórias de vida das mulheres lavadeiras da região nordeste de Minas Gerais.

Leia mais: Micareta da San reúne Pabllo Vittar, Pedro Sampaio e Ivete Sangalo no Mega Space