Festival Fincar é aberto para curtas, médias e longas-metragens dirigidos por mulheres trans e cis, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans
stão abertas as inscrições para a IV edição do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar). Podem ser inscritos curtas, médias e longas-metragens dirigidos por mulheres trans e cis, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans. As exibições das obras selecionadas acontecem no mês de novembro em Recife e em Afogados da Ingazeira (PE). A temática dos trabalhos é livre e as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro, por formulário online (aqui).
Lançado em 2016 e com edições a cada dois anos, o Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar) chega à quarta edição com o intuito de promover um debate sobre os papeis de gênero e representatividade no cenário cinematográfico.
“A cada edição, o festival reafirma o compromisso com uma perspectiva feminista e uma abordagem tanto estética quanto política do cinema. Desejamos partilhar com o público como esses cinemas são múltiplos, buscando desconstruir um ideal cinematográfico que costuma ser branco, masculino e cisheteronormativo. As pessoas espectadoras, com seu olhar crítico, também são parte fundamental para a desconstrução e reimaginação de um cinema mais diverso e implicado nas nossas vidas”, explica Maria Cardozo, diretora do festival.
Veja também: Denise Fraga e Tony Ramos trazem a BH espetáculo ‘O Que Só Sabemos Juntos’