‘Expressões de Afeto’ traz peças em argila do artista, que sofre de doença degenerativa; exposição fica em cartaz até 23 de fevereiro
A partir do próximo dia 22 de novembro (sexta-feira), o Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1201 – Centro) recebe a exposição ‘Expressões de Afeto’, do escultor mineiro Mário Nelson Nepomuceno. Diagnosticado com Ataxia de Friedreich aos 20 anos – uma condição degenerativa que afeta a coordenação motora e a força muscular -, o artista encontrou na escultura em argila uma maneira visceral de traduzir suas vivências e emoções, explorando a relação entre corpo, presença e matéria. A exposição fica em cartaz até o dia 23 de fevereiro e a entrada é gratuita.
Arte e superação
As 35 esculturas da exposição são marcadas por rostos e expressões intensas, que ora sugerem serenidade, ora ecoam dores e angústias. Cada peça parece capturar um instante congelado de afeto humano, e a materialidade da argila confere à obra uma crueza que reforça a autenticidade de sua expressão. Neste sentido, a exposição não é apenas uma mostra de arte, mas uma jornada pelo universo emocional do artista, onde o espectador é convidado a refletir sobre as imperfeições e vulnerabilidades que compõem a experiência humana.
Leia mais: ‘Arte nas Águas’: Dupla Bicicleta Sem Freio inaugura mural em reservatório da Copasa