Cultura

Teatro Marília recebe o projeto Hip-Hop em Ação com batalhas de danças urbanas

Projeto Terça da Dança recebe programação gratuita que inclui breaking e popping


Créditos da imagem: Pablo Bernardo/Divulgação
Ações integram atividades do Mês de celebração do Hip-Hop em Belo Horizonte

Redação Sou BH

|
14/11/24 às 19:17
compartilhe

Batalhas de danças urbanas, MCs e DJs serão os destaques do evento Hip-Hop em Ação, que acontece nesta terça-feira (19 de novembro), às 19h, no saguão do Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia). A iniciativa faz parte doTerça da Dança, projeto especial do Teatro Marília, e integra a programação do Circuito Municipal de Cultura, celebrando o Dia Municipal e a Semana Municipal do Hip-Hop, comemorados em Belo Horizonte. Ingressos gratuitos estão disponíveis no Sympla.

Mês de celebração do Hip-Hop em Belo Horizonte

Belo Horizonte é considerada um dos polos nacionais do Hip-Hop, movimento que teve origem na década de 1970, em Nova York (EUA), e desde 1983 ocupa espaços urbanos na capital mineira, dando voz a artistas, coletivos e agentes sociais.

Em novembro, a cidade comemora a cultura Hip-Hop com datas especiais: o Dia Municipal do Hip-Hop, celebrado em 12 de novembro, e a Semana Municipal do Hip-Hop, de 12 a 18 de novembro. Para marcar essas datas, a Prefeitura de Belo Horizonte promove uma série de eventos, com destaque para a edição especial do Hip-Hop em Ação, no Teatro Marília.

Destaques do Hip-Hop em Ação

O evento contará com uma programação variada de performances e batalhas. No saguão do Teatro Marília, o público poderá conferir apresentações de MCs, rodas de dança e batalhas de estilos como Breaking, Popping e Waacking, além de um pocket show de Locking e discotecagem ao vivo. Entre os destaques estão o MC Mingau, os DJs Eddy Alves e Mano Pim, e diversos dançarinos renomados na cena Hip-Hop mineira.

Entre as apresentações, haverá batalhas especiais: B.Boy Faguel e B.Boy Pixa-in disputarão no Breaking, enquanto Corinto Popper e Joel Popper se enfrentam no Popping. O evento ainda terá o pocket show de Locking com Black-A, batalhas de Waacking com Chris Portes e Bianca Boa, além de uma batalha de Hip-Hop Dance entre Djessy e Joice. A programação é gratuita e os ingressos podem ser reservados on-line pelo site da Sympla.

História e resistência do Hip-Hop no teatro

A festa será conduzida pelo diretor e coreógrafo Eduardo Sô, um dos precursores do Hip-Hop e da Street Dance em Belo Horizonte, com mais de quatro décadas dedicadas ao movimento. “Já são 41 anos de cultura Hip-Hop no Brasil. Eu presenciei o nascimento do movimento no país e muitas pessoas, na época, achavam que era ‘modinha’. Mas o Hip-Hop se firmou e passou a ser representativo para a nossa cultura como um movimento de resistência e transformação social. Levar um evento como o ‘Hip-Hop em Ação’ para dentro de um teatro como Marília mostra que o Hip-Hop não está vivo apenas na periferia, nas ruas e debaixo dos viadutos, ele está vivo em todos os lugares”, comenta Eduardo Sô, responsável pela curadoria artística do evento.

Programação completa

19h – abertura com Dj Eddy Alves e Dj Mano Pim
19h às 20h – Cyphers (roda dança livre)
20h às 20h10 – Batalha show de Breaking, com B.Boy Faguel x B.Boy Pixa-in
20h10 às 20h30 – Cyphers (roda dança livre)
20h30 às 20h40 – Batalha show de Popping – Corinto Popper x Joel Popper
20h40 às 20h45 – Pocket Show Locking – Black-A
20h45 às 21h – Cyphers (roda dança livre)
21h às 21h10 – Apresentação Rap MC Magu
21h10 às 21h20 – Batalha show de Waacking, com Chris Portes x Bianca Boa
21h20 às 21h30 – Batalha show de Hip-Hop Dance, com Djessy x Joice
21h30 às 22h – Cyphers (roda dança livre)