No repertório, música sacra afro-brasileira e música popular; dia 4 de janeiro
No dia 4 de janeiro (sábado), às 20h30, o CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Savassi) apresenta o show ‘Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil’, com o Grupo Ofá de Salvador. No repertório, cânticos aos orixás, além de composições de Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Donato, Nelson Rufino e Zeca Pagodinho. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site do CCBB BH.
Além do show, o grupo realizará duas oficinas no domingo, dia 5 de janeiro. Às 14h30, acontece a Oficina de Dança Afro, coordenada por Luciana Baraúna — cantora, professora, bailarina e coreógrafa. Em seguida, às 17h, será realizada a Oficina de Percussão, conduzida por Iuri Passos — diretor musical do grupo, arranjador, produtor e mestre em Etnomusicologia pela UFBA. São até 20 participantes por oficina, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: obatala.ccbb@gmail.com até o dia 2 de janeiro e os inscritos receberão confirmação no e-mail.
União de vozes e ancestralidade
Com mais de 20 anos de existência, o grupo Ofá é composto por 12 integrantes e faz uma fusão dos instrumentos percussivos com baixo, guitarra e piano, além dos seus cantores. “O nome ‘Ofá’ quer dizer “união de vozes que não ecoam somente ritmos e acordes, mas também histórias, ancestralidades e amor, nossa palavra-chave”, afirma um de seus fundadores, Yomar Asogbá.
São dois discos lançados: “Odum Orim: Festa da Música de Candomblé” (2000) e “Obatalá – Homenagem a Mãe Carmem” (2019), este último produzido por Flora Gil com participações especiais de Alcione, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gal Costa, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Jorge Ben Jor, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Marisa Monte, Mateus Aleluia, Nelson Rufino e Zeca Pagodinho.
Em 2020, recebeu a indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. O álbum, com 17 músicas, busca preservar os cânticos sagrados de matriz africana, com cada convidado fazendo referência a um Orixá.
O Grupo Ofá é formado por Iuri Passos (diretor musical e percussão), Yomar Asogbá (voz e percussão), Luciana Baraúna (voz), Brenda Silva (percussão), Luan Badaró (percussão), Leilson Santos (percussão), Júnior Ivo (percussão), Joaquim Izaias (contrabaixo), Ícaro Santiago (teclado), Tarcísio Santos (guitarra e violão), Angela Velloso (backing vocal) e Lito Martins (backing vocal).
Leia mais: Samba: Casuarina (RJ) lança novo álbum ‘Retrato’ em show no Saruê