O medo tem muitas faces, e no cinema de terror, as mulheres vêm mostrando há décadas que sabem explorar cada uma delas. Entre os dias 12 e 24 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) recebe a mostra Mestras do Macabro: as Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, trazendo 28 filmes dirigidos por mulheres ao longo das últimas cinco décadas.
A programação vai muito além das telas. Além das exibições, haverá debates, sessões comentadas e um curso sobre cineastas do horror, promovendo uma imersão completa no universo do gênero sob a ótica feminina.
Com clássicos e produções recentes, a mostra resgata o legado de diretoras que abriram caminho no cinema de horror, como Stephanie Rothman e Amy Jones, e destaca cineastas contemporâneas que vêm renovando a forma de contar histórias assustadoras, como Rose Glass, Nia DaCosta e Gabriela Amaral Almeida.
E tem mais: a mostra também se preocupa com a inclusão. Algumas sessões contarão com audiodescrição, interpretação em Libras e legendas descritivas, garantindo que o terror seja acessível a todos.
As sessões acontecem no Teatro II do CCBB BH e são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria ou pelo site do evento.
Confira a programação
Quarta-feira, 12 de março
- 14h – Curso Cineastas do Horror, com Beatriz Saldanha (120 min) – Classificação: 16 anos
- 16h30 – O Cemitério Maldito (Pet Sematary) – Mary Lambert, EUA, 1989 (102 min) – Classificação: 16 anos
- 18h50 – O Massacre (The Slumber Party Massacre) – Amy Jones, EUA, 1982 (76 min) – Classificação: 16 anos
- Sessão seguida de debate com as críticas de cinema Kel Gomes e Yasmine Evaristo, com mediação da curadora Beatriz Saldanha e tradução em Libras
Quinta-feira, 13 de março
- 14h – Curso Cineastas do Horror, com Beatriz Saldanha (120 min) – Classificação: 16 anos
- 16h – Vingança Macabra (The Oracle) – Roberta Findlay, EUA, 1985 (93 min) – Classificação: 16 anos
- 18h10 – Segredos Evidentes (Youling Renjian) – Ann Hui, Hong Kong, 2001 (103 min) – Classificação: 16 anos
- 20h30 – Santa Maud (Saint Maud) – Rose Glass, Reino Unido, 2020 (84 min) – Classificação: 16 anos
Sexta-feira, 14 de março
- 14h – Curso Cineastas do Horror, com Beatriz Saldanha (120 min) – Classificação: 16 anos
- 17h – Sem Seu Sangue – Alice Furtado, Brasil, 2020 (100 min) – Classificação: 16 anos
- Sessão acessível com legenda descritiva e interpretação em Libras
- 19h15 – Desejo e Obsessão (Trouble Every Day) – Claire Denis, França, 2001 (97 min) – Classificação: 18 anos
- 22h – Zumbis do Mal (Messiah of Evil) – Willard Huyck e Gloria Katz, EUA, 1974 (90 min) – Classificação: 16 anos
Sábado, 15 de março
- 14h30 – O Pesadelo de Celia (Celia) – Ann Turner, Austrália, 1989 (103 min) – Classificação: 16 anos
- 17h – O Chalé do Lobo (VlčíBouda) – Vera Chytlová, Tchecoslováquia, 1987 (91 min) – Classificação: 16 anos
- 19h10 – Quando Chega a Escuridão (Near Dark) – Kathryn Bigelow, EUA, 1987 (94 min) – Classificação: 16 anos
Domingo, 16 de março
- 17h10 – Sinfonia da Necrópole – Juliana Rojas, Brasil, 2016 (86 min) – Classificação: 12 anos
- 19h10 – A Lenda de Candyman (Candyman) – Nia DaCosta, EUA, 2021 (91 min) – Classificação: 16 anos
Segunda-feira, 17 de março
- 14h45 – Medusa – Anita Rocha da Silveira, Brasil, 2023 (123 min) – Classificação: 16 anos
- Sessão acessível com audiodescrição
- 17h30 – A Jaula de Mafu (The Mafu Cage) – Karen Arthur, EUA, 1978 (101 min) – Classificação: 16 anos
19h50 – A Fria Luz do Dia (Cold Light of Day) – Fhiona Louise, Reino Unido, 1989 (79 min) – Classificação: 18 anos