Confira 15 eventos gratuitos em Belo Horizonte neste fim de semana: shows, exposições, festivais de gastronomia e cinema para toda a família
Cine Theatro Brasil, na Praça Sete, referência cultural e arquitetônica no coração de BH
Se você quer aproveitar Belo Horizonte sem gastar nada, este fim de semana oferece muitas opções culturais e de lazer para todos os gostos. A cidade recebe festivais gastronômicos e de cinema, shows ao ar livre, espetáculos e exposições que destacam o talento local. Além disso, as tradicionais feirinhas permitem que você conheça produtos artesanais, prove delícias típicas e mergulhe na atmosfera acolhedora da capital mineira.
Entre música, arte e gastronomia, você encontra atividades para famílias, casais e grupos de amigos, todas com entrada gratuita. Assim, seja para se emocionar com uma peça, curtir um som ao vivo ou explorar a criatividade dos artistas locais, você vai vivenciar experiências que mostram o melhor da cidade. Portanto, o Sou BH listou 15 atrações imperdíveis para aproveitar cada momento deste fim de semana com muita diversão e cultura.
Neste fim de semana, o Festival Fartura Belo Horizonte traz o melhor da gastronomia mineira para o Mirante Belvedere. O evento reúne chefs e produtores de diversas regiões de Minas Gerais, permitindo que você experimente o sabor do interior sem sair de BH. Além de provar pratos autorais, você pode assistir à demonstrações ao vivo, participar de aulas práticas e palestras, e curtir música e cultura local.
Além disso, o festival segue o formato consagrado dos Festivais Fartura: chefs preparam pratos autorais, realizam demonstrações ao vivo nas cozinhas, oferecem aulas práticas e palestras. Dessa forma, você aprende, experimenta e se diverte ao mesmo tempo. Para conferir toda a programação e mais informações, acesse o site farturabrasil.com.br. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no Sympla.
Horário: Sábado (27/9) das 12h às 22h | Domingo (28/9) das 11h às 20h
Local: Mirante Belvedere – Avenida José Maria Alkimin, s/n, Belvedere, Belo Horizonte
Até segunda-feira (29/9), a 19ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte transforma diversos espaços culturais da cidade em verdadeiros palcos do cinema, permitindo que o público viva experiências únicas na sétima arte. Com entrada gratuita, o festival exibe 101 filmes, incluindo 48 longas-metragens, 52 curtas e um média-metragem, proporcionando uma imersão completa no melhor do cinema nacional e internacional.
Aproveite a chance de assistir filmes incríveis e participar de atividades culturais gratuitas em Belo Horizonte. Confira toda a programação no site cinebh.com.br/
Horário: Até segunda-feira (29/9), conforme programação dos locais
Local: Diversos espaços culturais de BH, incluindo Fundação Clóvis Salgado, Cine Theatro Brasil, Centro Cultural Unimed-BH Minas, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Casa da Mostra e Praça da Liberdade
O restaurante Birosca se despede do bairro Santa Tereza com uma grande festa aberta, reunindo música, gastronomia e diversão para toda a família. A celebração contará com roda de choro e samba comandada por Juventino Dias, brinquedos para as crianças e barraquinhas de comidas preparadas por chefs renomados de Belo Horizonte. Além disso, a própria Birosca estará aberta, oferecendo seus pratos mais queridos para os fãs da casa.
Aproveite essa oportunidade de celebrar bons momentos, música e gastronomia em Santa Tereza antes que o restaurante se vá. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Horário: Domingo (28/9), das 12h às 22h
Local: Rua Silvianópolis, 486, esquina com Rua Divinópolis, Santa Tereza, Belo Horizonte
O Festival Quatro Estações – Primavera 2025 inicia-se com show de Sérgio Pererê, que apresenta músicas do álbum “Canções de Outono”, produzidas por Richard Neves (Pato Fu), passando do tango ao samba. A apresentação começa após a Banda Sinfônica Comunitária, no sábado a partir das 15h30, no Palco Tizumba, nos Jardins do C.A.S.A. – Centro de Arte Suspensa e Armatrux.
O festival segue até 5/10 com shows, espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, vivências e gastronomia. Entre os destaques estão Paulinho Pedra Azul, o espetáculo argentino “Animal Interior” e a oficina de percussão com Hogir Göregen. Toda a programação é gratuita.
Horário: Sábado (27/9), a partir das 15h30 | Programação até 5/10
Local: Jardins do C.A.S.A. – Centro de Arte Suspensa e Armatrux, Palco Tizumba, Belo Horizonte
O Teatro Marília recebe o espetáculo “Movimento de Escuta”, projeto de dança e arte surda da Cia. SOM, do Rio de Janeiro. A apresentação revela experiências e referências dos artistas, que transmitem sentimentos por meio de movimentos corporais. Durante a performance, é possível observar como os bailarinos, mesmo sem ouvir, alcançam a sincronia essencial à dança, explorando vibrações, percepção do entorno e a relação com o tempo.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla ou uma hora antes das sessões na bilheteria. Esta é uma oportunidade única de vivenciar arte inclusiva e sensível em Belo Horizonte.
Horário: Quinta (25/9) a sábado (27/9), conforme programação das sessões
Local: Teatro Marília – Avenida Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia, Belo Horizonte
O Circuito Mineiro de Dança acontece no Mirante Belvedere, explorando diferentes vertentes da dança, do ballroom às manifestações folclóricas e populares de Minas Gerais. O evento inclui apresentações de projetos sócio-culturais, cortejos e outras performances que celebram a cultura local.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla.
Horário: Sábado (27/9) e domingo (28/9), a partir das 15h
Local: Mirante Belvedere – Avenida José Maria Alkimin, s/n, Belo Horizonte
O Beiço do Wando celebra uma década de música, amor, nostalgia e folia na Praça JK, no Sion. O show de mais de duas horas revive os grandes momentos da banda, com participação de Gustavo Maguá, o Grupo do Bigode e DJ DH nos intervalos, garantindo diversão do início ao fim.
O lote de entrada gratuita está disponível até 15h30 pelo Sympla.
Horário: Sábado (27/9), a partir das 14h
Local: Praça JK, Sion, Belo Horizonte
O Blues na Praça retorna à Praça Alaska, no Sion, reunindo blues e soul em uma tarde de música ao vivo. A programação inclui AvantGarde Escola de Música às 12h30, Mr. King às 15h e Mariana Matheos e Banda às 17h30. Além da música, o evento oferece gastronomia variada, chopes, vinhos, drinques e é pet friendly.
A entrada é gratuita pelo Sympla.
Horário: Sábado (27/9), das 12h às 20h
Local: Praça Alaska, Sion, Belo Horizonte
A Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, recebe a 4ª edição do Festival Samba Belô. O evento celebra o samba de raiz com rodas de samba, vila gastronômica, passistas e musas, com shows de Pedrinho Pimenta e Daniel Hernandez.
A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos.
Horário: Sexta (26/9) a partir das 17h | Sábado (27/9) a partir das 12h
Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte
No sábado (27/9), das 17h às 21h, a rua Divisa Nova, 85, Salgado Filho, recebe a 3ª edição da Feira no QuinTao das Artes. O evento encerra o ciclo formativo 2025 do projeto Gestão de Empreendimentos Criativos e Mentorias, com pitches, performances, consultorias e painel com Mary Arantes, Tainá Rosa e Jarbas Mateus. Criada em 2024, a feira conecta artistas, fortalece iniciativas culturais e impulsiona a economia criativa local.
Mais informações: quintaodasartes.com.br
Horário: Sábado (27/9), das 17h às 21h
Local: Rua Divisa Nova, 85, Salgado Filho, Belo Horizonte
Na sexta e no sábado, a Praça Duque de Caxias recebe a 4ª edição do Festival Samba Belô, celebrando o samba de raiz com rodas de samba, vila gastronômica, passistas e musas. A programação conta com shows de Pedrinho Pimenta e Daniel Hernandez, prometendo diversão e muita música para o público.
Horário: Sábado (27/9) e domingo (28/9), das 10h às 18h
Local: Mercado de Santa Tereza – Rua São Gotardo, 273, Belo Horizonte
Na sexta, sábado e domingo, a Feira da Amizade transforma o Salão São Pedro da Paróquia Nossa Senhora Rainha em um espaço de cultura, gastronomia e criatividade. O evento gratuito reúne artesanato, moda, decoração e opções de alimentação, proporcionando momentos de lazer e compras para toda a família. Com entrada livre, a feira se destaca como uma das mais tradicionais de Belo Horizonte, fortalecendo a economia local e a convivência comunitária.
Horário: Sexta (26/9), das 14h às 20h | Sábado (27/9) e domingo (28/9), das 9h às 20h
Local: Paróquia Nossa Senhora Rainha – Rua Geraldo Mascarenhas, 90, Belvedere, BH (Salão São Pedro)
No domingo, o rooftop do Shopping do Avião recebe a edição especial da Feira do Mineirinho, combinando compras, música e adrenalina. O evento oferece estandes com artesanato, vestuário, calçados, decoração, bijuterias e itens para o lar. Para os fãs de motocicletas, o Moto Rock traz encontro de motociclistas e shows das bandas Velotrol e Locomotive, garantindo diversão para toda a família.
Horário: Domingo (28/9), das 9h às 19h
Local: Rooftop do Shopping do Avião – Avenida Babita Camargos, 1.295, Cidade Industrial, Contagem
Até 10/10, a Biblioteca Pública de Contagem abriga a exposição “Madalenas”, do multiartista baiano Ayam Ubrais Barco. A mostra apresenta 20 telas em lápis sanguíneo, acrílica e nanquim, além de esculturas em cerâmica que evocam a crucificação e lutas populares. Com abordagem disruptiva, a obra transforma Madalena em símbolo de resistência e mudança social, oferecendo ao público uma experiência artística reflexiva e impactante. Mais informações no Instagram: @ayamubraisartes.
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Pública de Contagem – Rua Bernardo Monteiro, 105, Centro, Contagem
A Casa Nair Mendes Moreira recebe a exposição “Furtacor”, da escritora, fotógrafa e produtora cultural Andreia Carvalho. A mostra fotopoética combina imagens e poesias que exploram cor, luz, natureza e sutilezas do cotidiano, convidando o público a refletir sobre a relação do ser humano com o ambiente. A exposição oferece uma experiência sensível e envolvente, conectando arte e poesia de maneira única.
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Casa Nair Mendes Moreira – Praça Vereador Josias Belém, 1, Sede, Contagem