Conheça os empresários nascidos em Minas Gerais que estão entre os mais ricos do Brasil
Os bilionários mineiros Rubens Menin, Luana Lopes Lara e Ivan Müller Botelho, que figuram na lista da Forbes e são destaque na matéria.
Minas Gerais marca presença na seleta lista de bilionários da revista “Forbes” de 2026, com empresários nascidos no estado que se destacam em cenários nacional e global. Suas fortunas foram construídas em setores diversos, que vão da tradicional construção civil ao inovador mercado de tecnologia e energia.
O levantamento não apenas revela o poder econômico dessas personalidades, mas também joga luz sobre o impacto de seus negócios. Conheça quem são e o que fazem os bilionários nascidos em Minas Gerais que figuram entre os mais ricos do Brasil.
Leia também:
BH recebe grandes nomes do mercado financeiro em evento de investimentos
Brasileiro mais rico do mundo poderia comprar mais de 9 mil mansões em BH
Nascido em Belo Horizonte, Rubens Menin tem uma fortuna estimada em US$ 2,3 bilhões. É o fundador da MRV Engenharia, uma das maiores construtoras da América Latina e líder no segmento de imóveis populares no Brasil. Sua visão de negócio transformou a paisagem urbana de diversas cidades.
Além da construção civil, Menin é o cérebro por trás do Banco Inter, um dos pioneiros entre os bancos digitais do país. Seus investimentos se diversificam em outras áreas, incluindo o setor de mídia, como proprietário da CNN Brasil e da Rádio Itatiaia.
Nascido em Leopoldina, no interior de Minas Gerais, Ivan Müller Botelho é o presidente do Conselho de Administração da Energisa, um dos principais grupos de distribuição de energia elétrica do Brasil. Sob sua liderança, a companhia expandiu suas operações e se consolidou como uma peça-chave no setor energético nacional.
A trajetória de Botelho destaca a força do interior mineiro na formação de grandes líderes empresariais, com atuação estratégica em um dos setores mais vitais para a infraestrutura do país.
Representando a nova geração de bilionários e a inovação tecnológica mineira, Luana Lopes Lara é a fundadora e COO da Kalshi, uma startup de mercado de previsões sediada nos Estados Unidos. No final de 2025, ela se tornou a pessoa mais jovem do mundo a construir a própria fortuna bilionária, avaliada em aproximadamente US$ 1,3 bilhão.
A plataforma criada por Luana permite que usuários negociem contratos baseados nos resultados de eventos futuros, um conceito disruptivo que a colocou no radar global da tecnologia e das finanças.