Cultura

Show, churrasco e mais: 5 programas para fazer neste fim de semana em BH

Cidade Junina, evento do Cruzeiro, festas latinas e programação gratuita movimentam Belo Horizonte neste fim de semana


Créditos da imagem: Pedro Costa - BS Fotografias
Público acompanha evento da Cidade Junina em Belo Horizonte, que integra a programação cultural do fim de semana na capital mineira Cidade Junina, shows, churrasco e programação cultural movimentam Belo Horizonte neste fim de semana

Vanessa Alves

|
20/05/26 às 12:27 - Atualizado em 20/05/26 às 12:30
compartilhe

O fim de semana em Belo Horizonte terá atrações para todos os gostos. A capital mineira recebe shows de Zé Ramalho e Elba Ramalho na abertura da Cidade Junina, além de churrasco open bar, festa argentina, tributo ao U2 e programação cultural gratuita com dança e artes visuais. O Sou BH reuniu cinco opções para quem quer aproveitar os próximos dias na cidade.

Churrascão do Cruzeiro

A 38ª edição do Churrascão do Cruzeiro acontece neste sábado (23), no Clube Cruzeiro Pampulha, em Belo Horizonte. O evento contará com sistema open bar e open food, além de shows de Leonardo, Grupo Revelação e Chris Pipino.

Entre as opções gastronômicas estão costela fogo de chão, leitão, salmão na brasa, paella mineira, tropeiro, massas, doces e churrasco variado. O evento também terá bebidas liberadas durante toda a programação.

Local: Clube Cruzeiro Pampulha
Data: Sábado, 23 de maio
Horário: a partir das 19h
Ingressos pela Sympla, a partir de R$ 240

Zé Ramalho e Elba Ramalho abrem a Cidade Junina em BH

A edição especial de 5 anos da Cidade Junina começa neste sábado (23), no espaço naCidade, no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte. A abertura do festival terá shows de Zé Ramalho e Elba Ramalho, que prometem embalar o público com clássicos da música nordestina.

Considerado o maior festival junino de Minas Gerais, o evento terá sete finais de semana de programação, com shows, cenografia temática e opções gastronômicas variadas. Entre as atrações confirmadas estão Belo, Dilsinho, Pedro Sampaio, João Gomes, Falamansa e Xand Avião.

Local: Mirante BH, R. Gabriela de Melo – Olhos D’Água
Data 23 de maio a 4 de julho
Ingressos no Sympla

Tributo ao U2

O espetáculo “U2 Stories of Surrender”, apresentado por Marcelo Antunes, chega a Belo Horizonte neste sábado (23), no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec. Inspirado na autobiografia de Bono, o show traz versões acústicas e intimistas de clássicos do U2.

A apresentação mistura música, storytelling e interação com o público em uma proposta mais emocional e próxima dos fãs. Marcelo Antunes é conhecido pela semelhança vocal e performática com Bono e comanda o projeto U2 Latin American desde 2001.

Local: Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec 
Data: Sábado, 23 de maio
Horário: 19h
Ingressos pela Eventim

La Pachanga – A Autêntica Festa Argentina

A sétima edição da La Pachanga acontece neste sábado (23), na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. O evento gratuito reúne gastronomia típica argentina, música, dança e atrações culturais em uma programação ao ar livre e pet friendly.

O público poderá experimentar pratos como empanadas, choripan, sanduíche de milanesa, locro e cortes assados na brasa, além de vinhos argentinos, cervejas artesanais e drinks clássicos. A programação musical terá tango, salsa, reggaeton e apresentações de grupos como Los Clandestinos e Sonora Banda.

Local: Praça da Assembleia
Data: Sábado, 23 de maio
Horário: 12h às 21h
Entrada gratuita com retirada pelo Sympla

Projeto gratuito une dança e artes visuais em BH

Belo Horizonte recebe, nesta semana, uma programação gratuita que mistura dança de salão, artes visuais e debates sobre gênero, feminismos e diversidade. O projeto “Danças de Salão: Diálogos entre Gênero e suas Representações nas Artes Visuais” promove oficinas, rodas de conversa e o lançamento de um catálogo digital com obras autorais.

As atividades acontecem em diferentes espaços culturais da capital e propõem reflexões sobre as origens negras das danças de salão, além de discutir padrões de comportamento e representatividade dentro dessas manifestações culturais.

Programação

Local: Centro Cultural Lagoa do Nado
Data: 20 de maio
Horário: 10h30

Local: Rabiola Instituto Cultural
Data: 21 de maio
Horário: 19h

Local: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira
Data: 23 de maio
Horário: 14h30

Entrada gratuita