Educação

BH terá projeto de espaço gratuito para crianças no período noturno

PBH cria projeto-piloto de Cuidoteca no Novo Aarão Reis para atender até 40 crianças de 3 a 12 anos no período noturno, das 17h às 23h


Créditos da imagem: Divulgação
Projeto-piloto da PBH prevê espaço gratuito para cuidado de crianças de 3 a 12 anos durante o período noturno em Belo Horizonte Projeto-piloto da PBH prevê espaço gratuito para cuidado de crianças de 3 a 12 anos durante o período noturno em Belo Horizonte

Maria Clara Landim

|
26/08/26 às 08:42 - Atualizado em 26/08/26 às 08:46
compartilhe

Famílias de Belo Horizonte poderão contar com uma nova alternativa para o cuidado de crianças durante a noite. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu um chamamento público para escolher uma organização da sociedade civil (OSC) que será responsável pela implantação e gestão de uma Cuidoteca, espaço gratuito destinado a crianças de 3 a 12 anos, com e sem deficiência.

Leia também:

O projeto-piloto será implantado no bairro Novo Aarão Reis, na região Norte da capital. A proposta prevê funcionamento de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e busca ampliar as opções de cuidado para famílias que trabalham, estudam ou possuem outras atividades no período noturno.

Como vai funcionar a Cuidoteca em BH

A Cuidoteca terá capacidade para atender até 40 crianças por vez. O serviço será voltado para meninos e meninas entre 3 e 12 anos, incluindo crianças com deficiência.

Apesar de funcionar durante seis horas por dia, a PBH explica que isso não significa que cada criança permanecerá no espaço durante todo o período. O tempo de permanência será definido conforme a necessidade das famílias e os critérios de acesso ao serviço.

Além disso, a proposta pretende funcionar como uma rede de apoio para responsáveis que precisam conciliar os cuidados com os filhos e outras atividades no período da noite.

Projeto poderá auxiliar estudantes da EJA

Entre os públicos que podem ser beneficiados pela iniciativa estão responsáveis que estudam no período noturno.

Segundo a Prefeitura, a Cuidoteca poderá funcionar como uma retaguarda para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), facilitando o acesso, a permanência ou o retorno aos estudos.

Na Regional Norte, a estimativa apresentada pelo município é de que 120 alunos da EJA possam contar com o apoio do serviço.

Por que o Novo Aarão Reis foi escolhido?

A escolha do local levou em consideração um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Para definir a região do projeto-piloto, o município analisou indicadores socioeconômicos e demográficos relacionados às necessidades de cuidado das famílias. Entre os critérios considerados estão renda, presença de famílias monoparentais, composição familiar e quantidade de crianças.

Dessa forma, a primeira unidade será implantada em uma área identificada pelo município como estratégica para testar a proposta.

Prefeitura vai investir R$ 1,2 milhão

O projeto prevê um repasse de R$ 1,2 milhão para a implementação da Cuidoteca.

Organizações da sociedade civil interessadas em administrar o serviço podem apresentar propostas e a documentação exigida no chamamento público até 13 de setembro.

Depois dessa etapa, as propostas serão avaliadas de acordo com os critérios previstos no edital. O resultado preliminar da seleção está previsto para até 26 de setembro de 2026.

Projeto será monitorado

A Cuidoteca também terá acompanhamento durante a execução do projeto-piloto. A Prefeitura prevê o monitoramento de informações como frequência, utilização do espaço, demanda e resultados alcançados.

O acompanhamento contará com apoio da Fundação João Pinheiro e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.