Ponto turístico de Conceição do Mato Dentro volta a receber visitantes após prefeitura instalar sistema de segurança exigido pelo Ministério Público
Justiça atende pedido do Ministério Público e autoriza passeio no poço principal cachoeira do tabuleiro
A Justiça de Minas Gerais autorizou nesta terça-feira (2) a reabertura do poço principal da Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, após a prefeitura instalar novos equipamentos de segurança no parque ecológico.
O Ministério Público do estado liberou o passeio porque o município cumpriu regras de prevenção contra acidentes previstas em acordo oficial. A medida encerra o bloqueio da atração de 273 metros de altura, que enfrentou anos de fechamento e uma interdição recente no mês de julho.
Leia também:
A prefeitura colocou uma estação sismográfica no local para transmitir dados no mesmo segundo em que o solo treme. O parque também ganhou um ponto de medição de chuva e nível da água a dois quilômetros antes da queda principal.
A equipe de gestão criou um sistema próprio de proteção para os visitantes e utiliza drones para monitorar toda a extensão da reserva do alto. A visita ao Poço Principal permanece sujeita às condições meteorológicas. Antes de programar sua visita, consulte as informações atualizadas nos canais oficiais do Parque Estadual da Serra do Intendente e da Cachoeira do Tabuleiro
O Ministério Público avisa que o município cumpriu o acordo apenas em parte até o momento. A promotoria aguarda a colocação de placas com avisos importantes nas trilhas do parque para fechar todas as exigências do compromisso.
Mesmo com a liberação dos passeios na água, a fiscalização continua no local para garantir o envio das fotos e dos relatórios que faltam.