Eventos

Love Wine e Feira Aproxima fazem festival gratuito na Grande BH

north_east Site oficial

Local Indefinido

Gratuito Data

Dia 26/09/2026

Sáb | 09:00 - 22:00


Créditos da imagem: Divulgação | Video Delivery/Rodrigo Silvano de Mendonça e Silva
Festival Love Wine + Aproxima reúne vinho, gastronomia, música e bem-estar na Mina de Águas Claras, em Nova Lima, no dia 26 de setembro Festival Love Wine + Aproxima reúne vinho, gastronomia, música e bem-estar na Mina de Águas Claras, em Nova Lima, no dia 26 de setembro

Maria Clara Landim

|
18/09/26 às 09:58 - Atualizado em 18/09/26 às 10:08
compartilhe

A Mina de Águas Claras, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será palco de um festival que combina vinho, gastronomia, música e atividades de bem-estar. No sábado, 26 de setembro, o Love Wine e a Feira Aproxima se unem pela primeira vez para uma programação gratuita das 9h às 22h.

O evento também marca a abertura de uma área da Mina de Águas Claras (MAC), administrada pela Vale, para receber a população. O espaço, que encerrou o ciclo de mineração, passa por um processo de transformação para receber atividades de lazer, esporte, cultura e contato com a natureza.

Para participar do festival, será necessário retirar o ingresso antecipadamente e entregar 1 kg de alimento não perecível. O acesso será organizado em diferentes faixas de horário, com entradas das 9h às 12h, das 12h às 15h e após as 15h.

Festival reúne vinho, gastronomia e música

Durante as 13 horas de programação, o público poderá circular entre wine bars, feira gastronômica, ativações, Espaço Kids e apresentações musicais. A Feira Aproxima terá mais de 20 expositores, com produtores e empreendedores ligados à gastronomia e à produção artesanal mineira.

Além disso, o vinho estará presente ao longo do dia. Os visitantes poderão aproveitar as opções dos expositores durante o almoço e em outros momentos da programação, que também terá a presença de DJs.

O encontro reúne dois projetos que já têm presença na agenda cultural e gastronômica de Minas Gerais. O Love Wine aposta na combinação entre vinho, música e convivência ao ar livre. Já a Feira Aproxima, criada pelo chef Eduardo Maya em 2014, promove produtores, cozinheiros, marcas e sabores mineiros e já ultrapassou 90 edições.

Manhã terá yoga e funcional

Antes dos shows, a programação começa com atividades voltadas ao bem-estar. A partir das 9h, o público poderá participar do Love Wine Feel Good, que terá uma aula de Yoga by Flow, seguida por uma atividade de Funcional by The Beat, às 10h30.

As duas atividades também serão gratuitas, mas terão ingressos próprios, devido à capacidade das turmas. A doação de 1 kg de alimento também será exigida nesses casos.

Depois do check-in, o participante poderá permanecer no espaço e acompanhar as demais atrações, respeitando a capacidade específica de cada atividade.

Shows começam à tarde

A programação musical ganha força a partir das 15h e segue até o encerramento do festival, às 22h. O line-up reúne artistas e bandas de diferentes estilos.

Confira os horários:

  • 9h: Le Carmo DJ
  • 9h30: Yoga by Flow
  • 10h30: Funcional by The Beat
  • 14h: DJ Eddy Alves
  • 15h: Divas
  • 17h30: Dibeto e o Baile
  • 20h: Matheus Gontigo canta Terral e outros
  • 22h: Encerramento

Ao longo do dia, o público também terá acesso à Feira Aproxima, aos wine bars, às opções gastronômicas, às ativações e ao Espaço Kids.

Festival marca nova fase da Mina de Águas Claras

Além da programação cultural, o evento representa um novo momento para a Mina de Águas Claras. Desativada em 2002, a unidade está sob gestão da Vale desde 2006, após a aquisição da MBR.

Com aproximadamente 19 milhões de m², a área possui 12,25 milhões de m² de áreas verdes protegidas, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro.

A partir de 3 de outubro, parte da unidade também começará a receber o público aos finais de semana, das 8h às 16h. A proposta inclui atividades de lazer, esporte, eventos e contemplação da paisagem.

O projeto Uso Futuro MAC prevê a transformação do território com ações de conservação ambiental, segurança técnica, uso democrático do espaço, desenvolvimento urbano e participação social.

Como participar

Os ingressos para o Love Wine + Aproxima são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela plataforma Ingresse. A entrada exige a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Os alimentos, bebidas e produtos comercializados pelos expositores não estão incluídos no ingresso. Já as atividades de yoga e funcional possuem entradas específicas.

Serviço

  • Love Wine + Aproxima
  • Data: sábado, 26 de setembro de 2026
  • Horário: das 9h às 22h
  • Local: Mina de Águas Claras (MAC), Nova Lima/MG
  • Endereço: Avenida Doutor Marco Paulo Simon Jardim, 3580, Vila da Serra, Nova Lima
  • Entrada: gratuita, mediante retirada antecipada de ingresso e doação de 1 kg de alimento não perecível
  • Ingressos: pela plataforma Ingresse

Programação sujeita a alterações e ingressos limitados à capacidade de cada modalidade. Alimentos, bebidas e produtos serão comercializados separadamente.