Casa Fiat de Cultura promove programação gratuita em BH com palestra, visitas temáticas e oficina durante a Primavera dos Museus
A Casa Fiat de Cultura recebe programação gratuita da Primavera dos Museus, com atividades que conectam arte, cinema, moda e natureza
Quem gosta de arte e cultura tem uma programação gratuita para acompanhar em Belo Horizonte nesta semana. A Casa Fiat de Cultura participa da Primavera dos Museus com atividades que aproximam as artes visuais de temas como moda, cinema, identidade brasileira e natureza.
Leia também:
A agenda segue até domingo (27) e também coloca em destaque a exposição “Celebrar as ruas: 50 anos de Fiat e brasilidade na Casa Fiat de Cultura”, que ocupa os espaços expositivos da instituição até 11 de outubro.
A programação começa nesta terça-feira (22), às 19h30, com a palestra “Da casa à rua: Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti”. O encontro será conduzido por Hugo Houayek, professor da Escola de Belas Artes da UFMG.
A partir das ideias do antropólogo Roberto DaMatta sobre os conceitos de “casa” e “rua”, a atividade propõe uma leitura de obras dos dois artistas presentes na exposição.
No caso de Tarsila do Amaral, a conversa passa pelas memórias de infância, paisagens do interior e características das fases Pau-Brasil e Antropofágica. Já a produção de Di Cavalcanti permite observar representações do Carnaval, do samba, dos bares e de cenas urbanas.
Moda brasileira entra na programação
No sábado (26), às 16h, a Casa Fiat promove a visita temática “Brazilcore: signos da brasilidade na moda”.
A atividade parte de peças da exposição para discutir como a moda brasileira incorporou símbolos associados ao país. Além disso, o encontro aborda diferentes maneiras pelas quais estilistas e gerações reinterpretaram elementos da identidade brasileira.
A visita é gratuita. As vagas são limitadas e as senhas serão distribuídas na recepção da Casa Fiat de Cultura, por ordem de chegada.
No domingo (27), às 16h, será a vez da visita temática “Brasil, plano aberto: cinema, artes visuais e retratos do país”.
A proposta estabelece relações entre as obras da exposição e filmes como “Central do Brasil”, “O Auto da Compadecida” e “Que Horas Ela Volta?”.
Assim, a atividade percorre assuntos presentes tanto no cinema quanto nas artes visuais, como cidades, estradas, trabalho, desigualdade, religiosidade, humor e cotidiano.
A participação também é gratuita, com retirada de senhas na recepção.
Ainda no domingo, às 10h15, o público poderá participar do Na Sombra das Mangueiras, que recebe o artista Marcos Siqueira para a oficina “Pintar com a natureza”.
O artista, que também tem trabalhos na exposição “Celebrar as ruas”, vai apresentar sua pesquisa com pigmentos minerais e materiais naturais. Depois, os participantes poderão experimentar técnicas de pintura e produzir suas próprias composições.
A atividade acontece nos jardins da Casa Fiat de Cultura e tem entrada gratuita. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada.
Além da programação especial da Primavera dos Museus, o público pode visitar a exposição “Celebrar as ruas: 50 anos de Fiat e brasilidade na Casa Fiat de Cultura” até 11 de outubro.
A mostra reúne mais de 250 peças, entre obras de arte, automóveis históricos, fotografias, objetos de design, itens de moda e instalações.
Com curadoria de Yuri Quevedo, Peter Fassbender e Marcos Rozen e curadoria de moda de Mercedes Tristão, a exposição percorre diferentes expressões da cultura brasileira ao longo das últimas cinco décadas.
A entrada é gratuita.