A nova unidade no bairro Palmeiras terá estrutura moderna e acessível para ampliar o atendimento na capital; veja como será o projeto
Renderização do projeto da nova sede do Cersam Oeste, que terá estrutura moderna e acessível para a saúde mental de Belo Horizonte
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a construção da nova sede do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) Oeste, no bairro Palmeiras, na região Oeste da capital. O investimento na obra será de R$ 9,6 milhões, e a previsão é que a unidade seja concluída em janeiro de 2028.
O novo Cersam Oeste será construído na Rua Augusto José dos Santos, 980, em um terreno com mais de 4 mil m². A edificação terá 1.185 m² de área construída e foi planejada para ampliar e qualificar a estrutura destinada ao atendimento em saúde mental.
O projeto prevê recepção, consultórios, quartos, oficinas e salas de atendimento. Também estão previstos espaços para visitas de familiares, auditório, refeitório e áreas administrativas.
A estrutura terá acessos independentes para veículos e pedestres, além de rampas, escadas e estacionamento. A organização dos espaços busca atender às diferentes atividades realizadas pelo serviço e facilitar o acesso de usuários e trabalhadores.
Entre os espaços previstos no projeto estão:
O Cersam Oeste funciona desde 2003 e atualmente está instalado na Rua Oscar Trompowsky, 1.325, no bairro Grajaú. O serviço atende pessoas em situação de crise e urgência em saúde mental.
Além de moradores da região Oeste, a unidade recebe parte da demanda da regional Centro-Sul. Ao todo, o serviço atende uma população de aproximadamente 300 mil pessoas.
Com a construção da nova sede, a expectativa é oferecer uma estrutura maior e mais adequada às atividades desenvolvidas pelo Cersam Oeste. O novo espaço foi projetado para reunir os diferentes ambientes necessários ao funcionamento do serviço em uma área própria.