Acordo histórico de 20 anos facilita viagens rumo ao aeroporto; passageiros contam com mais opções e motoristas podem rodar nos corredores
Táxi de Belo Horizonte, cidade que oficializou a integração do serviço com Confins e Lagoa Santa
Belo Horizonte, Confins e Lagoa Santa oficializaram a integração do serviço de táxi nesta sexta-feira (16). O acordo entre os municípios e a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) foi firmado em 30 de setembro, com extrato publicado nesta sexta.
A medida atende a uma demanda de mais de 20 anos dos taxistas, apresentada ao prefeito Álvaro Damião em julho. A integração permite viagens agendadas previamente entre as cidades e autoriza táxis credenciados a circular pelas pistas do Sistema Move e pelas faixas exclusivas de transporte coletivo da capital mineira.
A integração do serviço de táxi entre Belo Horizonte, Confins e Lagoa Santa amplia as opções de deslocamento para passageiros que circulam entre os municípios. A medida tem como um dos focos destinos com grande fluxo de pessoas, como o Aeroporto Internacional de Confins.
O superintendente de Mobilidade, Frederico Augusto da Silva, afirmou que o convênio amplia as possibilidades de atendimento dos taxistas e facilita o deslocamento entre as cidades. Segundo ele, a medida também contribui para reduzir viagens sem passageiros e oferece mais segurança jurídica e operacional ao serviço.
O procedimento segue a Lei Municipal 11.185/2019 e a Portaria Conjunta Sumob/BHtrans 004/2026, que estabelecem a exigência de reciprocidade entre as administrações municipais.
Belo Horizonte já mantém convênios de integração com Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sabará.
Outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão em diferentes etapas do processo: