Organizado pelo Instituto Mário Penna, evento faz parte da campanha de Julho Verde e terá coral de pacientes laringectomizados como abertura musical
Mesmo sendo pouco conhecido, o câncer de cabeça e pescoço é uma das formas mais comuns da doença, afetando mais de 40 mil pessoas por ano no Brasil. Buscando conscientizar o público sobre os riscos e medidas preventivas desse tipo de tumor, o Instituto Mário Penna, referência no tratamento oncológico em Belo Horizonte, aderiu ao Julho Verde, o mês de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, e traz a doença como tema central da 9ª edição do evento Café com Ciência no dia 19 de julho.
Pela primeira vez, o Café com Ciência acontece na Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e terá o Coral Mário Penna de Pacientes Laringectomizados como abertura musical da edição. Os pacientes integrantes do grupo se submeteram à cirurgia para a retirada total da laringe, perdendo completamente a voz. Entretanto, com a reabilitação por meio da aquisição da voz esofágica ou implante da prótese traqueoesofágica, puderam retomar a comunicação.
Além da apresentação, o Café com Ciência contará com uma série de palestras voltadas para o tema “Transformando vidas: o cuidado multidisciplinar no Câncer de Cabeça e Pescoço”, com a participação de pesquisadores referência na área da saúde. O evento acontece a partir das 18h e segue um formato gratuito e aberto ao público, com inscrições pelo Sympla.
O câncer de cabeça e pescoço se refere a tumores que se originam na região em questão, incluindo a cavidade oral, como lábios, língua e o céu da boca, os seios da face, as glândulas salivares, faringe, laringe e a tireoide. O Instituto Mário Penna é referência no tratamento desse tipo de câncer e o único centro da capital mineira a disponibilizar o procedimento de laringectomia – a retirada total da laringe – pelo SUS.
Este mês, o Mário Penna aderiu à campanha do Julho Verde. Durante todo o mês de julho, os tons de verde tomarão conta da sede e das redes sociais do Instituto com o objetivo de alertar para os riscos e prevenções da doença. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, onde acontece a 9ª edição do Café com Ciência, é apoiadora institucional da campanha.
Os principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço incluem: nódulos no pescoço, manchas brancas ou avermelhadas na boca, dor de garganta, alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias e dificuldade ou dor para engolir. Hábitos como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem uso de protetor labial, infecção por HPV (papilomavírus humano) e a obesidade são considerados fatores de risco para a doença.
Café com Ciência – Transformando vidas: o cuidado multidisciplinar no Câncer de Cabeça e Pescoço
Acompanhe as redes sociais do Instituto Mário Penna e fique por dentro da divulgação do evento e das ações de Julho Verde.